O conceito de softtail não teve o impacto desejado no mundo das bicicletas de BTT, com os seus sistemas que tentam aproximar um quadro rígido ao comportamento que apresenta uma suspensão total, por assim dizer. Esta Berria Bravo para 2024 tenta fazer isso, mas há outros modelos do género…

PUB
BH GravelX

É o caso da Trek Procaliber, que faz isso com sucesso recorrendo a um elemento na ligação do tudo do selim com o top tube. E agora chega este modelo com um sistema que pretende ser revolucionário à sua maneira. Vejamos mais pormenores…

A nova Berria Bravo é um modelo de corte puramente racing e que tem como objetivo extrair as máximas prestações do ciclista de BTT, diz a marca. Está então instalado um sistema de micro-suspensão que promete uma melhor “filtração” de impactos na parte traseira da bicicleta.

Mas este sistema tem origem em duas “fontes”: por um lado, através do desenvolvimento do espigão de selim Tibia; por outro lado, o design do triângulo traseiro, que também promove uma maior flexão, aumentada ainda pelo ponto pivot inserido no tubo do selim.

PUB
BH GravelX

Ambas as soluções trabalham em conjunto oferecendo até 28 mm de “curso”: e o sistema dá pelo nome de Softex. Apenas está presente em quadros de fabrico em carbono, pelo que a Berria tem duas opções distintas neste modelo: um quadro feito com fibras de carbono HM2X (Toray T700 e T800), mais acessível e com 1.270 gramas de peso, e outro mais exclusivo feito com fibras de carbono de alto módulo HM3x (T700, T800 e T1000), fazendo com que o peso baixe para os 999 gramas.

A tecnologia Softex tem como objetivo proporcionar um pouco mais de amortecimento atrás quando em comparação com uma hardtail “pura e dura”. Por outro lado, refere a Barria que está garantida a capacidade de reação de uma hardtail, não existe o “flexionar” exagerado na hora de acelerar a fundo…

A suspensão frontal oferece 110 mm, e consoante os tamanhos, as escoras, mais curtas que no passado, têm 420 mm. E a direção tem um ângulo de 67,5º (isto no tamanho M).

PUB
Selle SMP

Outros detalhes indispensáveis na atualidade são, por exemplo, o guiador com passagem de cabos interna (ICS2 System) e feito à base de uma só peça… E, como sempre, a Berria dá-te a possibilidade de personalizar a bicicleta que vem de série, que já oferece várias opções de boa relação preço-qualidade. Todos os pormenores no site oficial da marca, link abaixo.

Mais info:

Lê também:

4 coisas que estamos a adorar na Canyon Lux World Cup CF 6 2023 [com vídeo]

Imagens: Berria

Também vais gostar destes!