Aventuras “ajustáveis” em trilhos de BTT “exigentes” é com a nova Orbea Occam. Pelo menos é o que afirma a marca espanhola por esta altura do lançamento deste novo modelo de trail para 2024, que está a partir de agora disponível em duas versões diferentes: a SL, mais leve, e a LT, mais robusta.

PUB
Giant Trance X Advanced E+ Elite

A Orbea Occam SL tem uma geometria de trail mais rápida, explica o fabricante, com amortecimento de 140 mm e medidas bastante ajustadas às voltas de trail puras: direção a 65,5º, tubo de selim a 78º, reach de 490 mm e escoras com 440 mm, sendo que está em destaque o novo bloqueio de espigão telescópico Orbea I-line.

Já a LT destina-se a caminhos mais duros e radicais, até porque apresenta uma geometria mais progressiva  e cursos de amortecedor e suspensão fronal mais longos: 160 e 150 mm.

As escoras são maiores, entre 480 e 485 mm, mas o reach reduz para 480 mm, com ângulos de 64º a 64,5º e 77º a 77,5º na direção e no tubo do selim. Mas há um chip QuickFlip nesta versão que permite ajustar a geometria do quadro no momento com uma chave sextavada de 6 mm (permite mesmo uma alteração de 8 mm no bottom bracket, além do que referimos acima.

PUB
KTM

A nova Occam é compatível com espigões telescópicos de 230 mm, sendo que o quadro existe em carbono ou em alumínio, o que influencia o preço, logicamente. Podemos contar também com cablagens internas com o sistema SIC da marca, prometendo mais integração que nunca neste modelo de trail.

Há ainda muitas proteções em zonas específicas do quadro, que podem ser substítuidas por outras com um design diferente, ao passo que também está presente o compartimentos LOCKR por baixo da grade de bidon, no tubo diagonal, para transportar os itens básicos para cada volta.

Quando a componentes, destaque para as rodas OQUO, submarca da Orbea, cujos modelos dependem da versão da Occam selecionada. A Occam LT vem com o conjunto de rodas MC, por exemplo, mais robustas.

E não esquecer que esta nova bicicleta está também inserida no programa Orbea MyO, o que faz com que possamos personalizar a pintura do quadro, mudar o design dos vários vinis aplicados em cima e ainda selecionar alguns componentes no configurador online, antes da encomenda.

No site oficial da marca, link abaixo, estão todas as versões da nova Orbea Occam 2024 com quadro tanto em alumínio como em carbono.

PUB
Giant Trance X Advanced E+ Elite

Mais info:


Imagens: Orbea

Também vais gostar destes!