Como acontece todos os anos, o Sea Otter Europe tem a acontecer em simultâneo naquele fim de semana de 22 a 24 de setembro e em Girona, Espanha, várias provas e eventos. E a partir de agora está a decorrer o “mês das inscrições”, como lhe chama a organização do festival.

PUB
TrekFest 2024

O evento tem este ano a sua sétima edição, com Girona a receber mais uma vez milhares de entusiastas do cicismo e das bicicletas. Para quem está a pensar que pode aproveitar a visita à feira para dar umas pedaladas mais a sério, seis das 12 provas têm neste momento desconto na inscrição.

São elas as seguintes, com o preço promocional a vigorar entre 25 de abril e 25 de maio:

  • Ciclobrava by Orbea;
  • Scott Marathon;
  • Half Pirinexus Challenge;
  • Gravel Ride tour Girona;
  • Corratec e-Bike Day;
  • MTB Classic Sea Otter Europe.

Mas no total são mais as provas a decorrerem em simultâneo com o festival, mais concretamente estas doze:

Uma prova de BTT Mmaratona aberta a amadores e profissionais, que acumula pontos UCI de primeira categoria. Duas distâncias no Open (67 e 42 km).

PUB
KTM

É a última etapa deste famoso circuito espanhol de XCO, também com pontos UCI, e que leva a Girona grandes nomes da atualidade na modalidade. Será no Sea Otter Europe que serão conhecidos os vencedores do circuito

Uma prova de cicloturismo entre Girona e Costa Brava que dispõe de três distâncias: 70, 100 e 140 km. O percurso faz ainda parte do circuito internacional Gran Fondo World Tour, oferecendo paisagens de cortar a respiração para quem procura o turismo de bicicleta e ótimas estradas para quem quiser puxar pelos watts.

Uma das melhores provas de gravel na Europa, este ano com traçado mais curto para receber ainda mais entusiastas do gravel. Será um percurso circular, com início e fim no mesmo local, e promete passar pelos melhores locais da região.

Mais gravel. E não é bem uma prova, é mais um passeio, pois não tem qualquer intenção competitiva e foca-se no turismo da região. A organização englobou no percurso os melhores locais à volta da cidade, sendo a distância acessível a praticamente qualquer atleta.

PUB
Giant TCR 2024

Uma prova de BTT de regresso ao “passado”. Uma das mais bonitas de se participar e observar, talvez. As bicicletas usadas são anteriores a 1996 e até os atletas vêm equipados a rigor com os jerseys e calções da época. Uma bonita e nostálgica homenagem ao início do BTT.

Sempre a par das novas tendências, o Sea Otter Europe não descuida o facto das e-bikes estarem a crescer em popularidade. Assim, neste evento temos 30 km ao redor da cidade de Girona, um percurso ideal para os motores elétricos.

Um passeio pelo centro histórico de Girona, uma cidade que é um exemplo em ciclismo urbano. Com a companhia de guias, este passeio inclui paragens para degustação gastronómica. Existe ainda a possibilidade de testar bicicletas urbanas.

Uma prova direcionada aos mais jovens em que a organização espera promover a modalidade tanto junto de rapazes como de raparigas, numa categoria Open. Inclui competição de camadas jovens.

O World eBike Series é o primeiro circuito mundial para bicicletas elétricas, com pontuação UCI em cada prova, e a contar para a Taça do Mundo da especialidade. Esta é a etapa  do Sea Otter Europe, a 5ª, antes da última em Barcelona, em outubro.

As provas por eliminação são a nova tendência no XC. Um percurso curto e “explosivo”, com quatro atletas de cada vez em prova. Apenas os dois primeiros de cada manga seguem para a próxima corrida. No final, são os quatro mais fortes a discutirem a vitória, feminina e masculina. Este é o primeiro ano em que a organização do Sea Otter Europe acolhe o MTB Eliminator Continental Series.

PUB
Cube Stereo ONE

Pelo segundo ano consecutivo, existirá no festival uma prova de trial, para promoção e divulgação da especialidade.

Por fim, relembrar que o GoRide é media partner oficial do Sea Otter Europe 2023. Vamos lá estar, claro!

Mais info:

Lê também…

Euro Mobility Festival: o ‘festival’ de mobilidade inserido no Sea Otter Europe

Imagens: Organização Sea Otter Europe

Também vais gostar destes!