António Morgado conquistou o sexto lugar no Campeonato do Mundo de estrada de juniores, o segundo melhor resultado de sempre de corredores portuguesas em provas de fundo deste escalão em mundiais, na corrida disputada esta sexta-feira em Lovaina, Flandres, Bélgica.

PUB
Specialized Levo

Morgado apresentou-se ao sprint final pelo quarto lugar, uma vez que os três primeiros pedalavam já adiantados na discussão das medalhas. O jovem ciclista das Caldas da Rainha obteve o sexto lugar, o segundo melhor de sempre para o país em provas de fundo para juniores dos Mundiais, apenas superado pelo quinto lugar de Daniel Freitas, em 2009, na Rússia.

António Morgado cruzou a meta a 24 segundos do vencedor, o norueguês Per Strand Hagenes, novo campeão mundial. O segundo classificado foi o francês Romain Gregorie, a 19 segundos, ficando o terceiro posto para o estoniano Madis Mihkels.

“Toda a corrida foi muito difícil. Nunca me senti muito bem, mas consegui mentalizar-me que tinha de sofrer. Andei sempre na parte de trás no pelotão, mas como era uma corrida de eliminação, fui eliminando alguns adversários. Cheguei a descolar mais do que uma vez, mas consegui agarrar-me ao grupo. No final coloquei-me bem e dei tudo no sprint”, afirmou António Morgado após a corrida.

Outro português em prova, Gonçalo Tavares também ficou a 24 segundos do vencedor, no 22.º lugar. “Conseguia manter-me dois ou três quilómetros bem colocado, mas, de repente, já estava para trás outra vez. Nas subidas conseguia subir mais no grupo, mas depois a descer e no plano, acabava sempre por ficar fechado. Foi uma corrida de muito sofrimento. Tanto aqui como no Europeu aconteceu-me algo que nunca tinha sucedido: só queria que a corrida acabasse. A cada volta, eu pensava: só falta mais uma”, declarou o ciclista de Proença-a-Nova.

O desempenho dos outros portugueses em prova ficou marcado por quedas. Diogo Pinto e Lucas Lopes, devido ao atraso acumulado, foram obrigados a abandonar, contando-se entre os 81 desistentes.

PUB
Beeq

Também vais gostar destes!