Mário Costa (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) e Ana Santos (X-Sauce Factory Team) garantiram ontem a conquista da Taça de Portugal XCO Credibom 2023 depois de terem sido segundos nas respetivas corridas de elites masculinos e femininas da quinta e última prova da competição, que se realizou em Avis.

PUB
Specialized Levo

Ambos os atletas fizeram assim o suficiente para garantirem o primeiro lugar da classificação geral. Foi assim com Mário Costa, que ficou na 2ª posição em elites masculinos, que ficou atrás de Ricardo Marinheiro (Clube BTT Matosinhos) mas assegurou o primeiro lugar do ranking com 149 pontos. Foi o próprio Ricardo Marinheiro que foi 2º, com 141 pontos, e João Cruz (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) fechou o pódio com 113 pontos.

Na prova de elites femininas, Ana Santos ficou em segundo lugar atrás de Raquel Queirós (MMR Factory Racing Team), mas tal foi suficiente para garantir a liderança final com 149 pontos. No ranking, a atleta da X-Sauce Factory Team ficou à frente de Raquel Queirós, que terminou com 140 pontos. Lara Lois (RG Bikes Scott Team), com 130 pontos, fechou o pódio.

Ana Santos festejou também a conquista entre as sub-23 femininas, à frente de Laura Simão (BTT Loulé/Elevis) e de Catarina Lopes (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde). Na prova masculina, Diogo Neves (Guilhabreu MTB) foi o mais rápido, mas João Cruz, segundo classificado, foi quem terminou como vencedor, com 157 pontos, à frente de Diogo Neves e Tomás Frazão, ambos do Guilhabreu MTB.

Nos juniores, Guilherme Barros (Guilhabreu MTB) venceu a prova masculina, mas foi o seu colega Rafael Sousa (Guilhabreu MTB), 4º na etapa, que acabou por erguer o troféu. Na vertente feminina, Beatriz Guerra (Guilhabreu MTB) foi a mais rápida e venceu a Taça. Nas provas de cadetes, Hugo Ramalho (Clube BTT Matosinhos) e Margarida Vasconcelos (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) venceram a respetiva prova e celebraram a conquista da Taça.

PUB
Selle SMP

Na categoria de Masters 30 e 50, tanto masculinos como femininas, Filipe Ramos (Guilhabreu MTB), Lurdes Gonçalves (Clube de Ciclismo de Castelo Branco), António Passos (Rompe Trilhos/Ajpcar) e Natália Mendes (Freebike Shop/Bike Clube S. Brás) vencerem as provas e a Taça nas respetivas categorias.

Nos Masters 40 masculinos, Rogério Matos (Rompe Trilhos/Ajpcar), quarto na etapa, conquistou a Taça. Na mesma categoria, mas na vertente feminina, Virgínia Moreira (SAERTEX Portugal/Edaetech), segunda classificada na etapa, terminou no lugar mais alto do pódio.

Na categoria de Masters 60, Luís Tomé (Korpo Activo/Penacova) garantiu a conquista da prova. Na categoria de Paraciclismo, Roberto Soares (Bombos S. Sebastião/LusoPrint/Monçãobike), venceu a etapa e conquistou esta 5ª edição da Taça. Quanto à classificação por equipas, Guilhabreu MTB foi a mais forte e assegurou a liderança do ranking final com 170 pontos, à frente da AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde (149 pontos) e do Clube BTT Matosinhos (126 pontos).

Mais info:

Lê também:

4ª prova da Taça de Portugal XCO com vitórias de Roberto Ferreira e Raquel Queirós [com vídeo]

PUB
Orbea Genius Dealers

Imagens: Federação Portuguesa de Ciclismo

Também vais gostar destes!