O ex-ciclista profissional Adam Hansen projetou uma bicicleta especial de contrarrelógio, com que o australiano pretende competir em competições de Ironman ainda esta temporada. O quadro de construção por medida tem apenas 28 mm de largura, excluindo a forqueta e a escora, e tem rodas, selim e guiador também desenhados por Hansen.

PUB
Polisport Joy

O atleta de 39 anos, que se aposentou do ciclismo profissional no final de 2020, concentrou-se em eventos de triatlo e de Ironman. Hansen está a aproveitar a liberdade de criação para a conceção das bicicletas nestas disciplinas isentas de regulamentos da UCI. Embora contando com colaboração técnica de terceiros, especialmente no capítulo da aerodinâmica, o objetivo de Adam Hansen é o de, ele próprio, projetar e construir a bicicleta.

“Vou fazer tudo”, afirmou Hansen ao site Cyclingnews. “Se eu a desenhasse [a bicicleta] apenas e a desse a outro fabricante para produzi-la, nunca diria que fui eu que concebi a bicicleta. Quero mesmo fazer tudo sozinho”, frisou o atleta.

“Estou a tentar fazer o quadro o mais estreito possível”, explicou Hansen. “A parte mais larga, excluindo os garfos, terá a mesma largura do pneu dianteiro, 28 mm. Quanto aos componentes, farei os desviadores traseiro e dianteiro, as manetes e até a parte eletrónica”, revelou. “A escora terá o desviador integrado e o dianteiro também está dentro do quadro”.

Hansen tem trabalhado para manter a rigidez da bicicleta elevada, o que é um desafio considerando que esta mede um pouco mais de uma polegada de largura. Para tal, recorre aos benefícios das estruturas em favo de mel, que integrará um dos seis processos diferentes de construção do carbono do quadro e dos componentes.

Quanto ao prazo para a conclusão da bicicleta, Hansen não se compromete com datas, tanto mais que reconhece estar ‘bem sevido’ com a Ridley Dean Fast com que a Lotto-Soudal o presenteou no final da carreira.

“Se tivesse três meses para trabalhar a tempo inteiro neste projeto, seria capaz de concluí-lo pouco depois, mas não posso descurar o meu treino, as viagens, a família. Será necessário mais tempo”, conclui.

PUB
Polisport Joy

NEWSLETTER GORIDE.PT Newsletter GoRide.pt

Goride Team
Toda a GoRide Team alimenta este site como se não houvesse amanhã :) Damos preferência a tudo o que envolver diversão em cima de uma bike!

Também vais gostar destes!