A prova decorreu no passado dia 20 de agosto com a presença de nomes ilustres como Pete Stetina, Keegan Swenson, Alexey Vermeulen, Adam Roberge, Lachlan Morton, Rob Britton, Payson McElveen e também ciclistas como Sofia Gomez Villafane, Alexis Skarda, Ruth Winder e Flavia Oliveira. Ou seja, os atletas que costumam participar nas melhores corridas de gravel do momento…

PUB
Selle SMP

Mas um bom evento não se resume apenas aos “atores”, certo? O guião também tem de ser bom, e neste caso a SBT GVRL ofereceu quatro percursos diferentes, para que a prova fosse acessível a qualquer um.

O percurso mais duro e extenso era o Black, com 228 kms e 3.189 metros de desnível positivo! E foi aqui que os atletas de luxo descarregaram os seus watts…

O vencedor foi Keegan Swenson, que cruzou a meta após 5 horas e 57 minutos, perfazendo uma média de 38,4 km/hora.

Swenson estabeleceu assim o recorde absoluto da prova, com Petr Vakoc a terminar em segundo, a 2m30s, sendo estes dois os únicos atletas a terminarem a prova abaixo das seis horas… Impressionante! Alexey Vermeulen, Pete Stetina e Lachlan Morton foram os seguintes a terminarem, por esta ordem.

Nas senhoras, os números também impressionam, com Sofía Gómez Villafan a ser a vencedora do dia, com um tempo de 6h59m, sendo a única mulher a terminar abaixo das sete horas. Tiffany Cromwell e Flavia Oliveira terminam as duas em sete horas, precisamente.

PUB
Specialized Levo

Como dizíamos, os números impressionam, com as ciclistas mais rápidas a perfazerem o traçado com uma média de 32 km/hora, numa prova com um desnível acumulado positivo considerável…

Voltando um pouco atrás, os percursos disponíveis eram quatro: Black, que já referimos, e outros três: Blue (161 kms e 2.062 metros de desnível positivo), Red (95,4 km e 1.229 metros) e Green (63,7 kms e 661 metros de desnível).

Steamboat Springs, no Colorado, EUA, é o local que espera de novo os participantes no próximo ano naquela que é já uma importante prova no calendário do gravel mundial. A data é 18 de agosto de 2024, e a corrida arranca às 6h30 da manhã… para mais de 3.000 entusiastas do gravel!

Mais info:

Lê também:

Rebound 2023: o maior evento de gravel do mundo? [com vídeo]

PUB
Selle SMP

Imagens: 4seasoncollective

Também vais gostar destes!