Tiago Ferreira é um atleta que dispensa apresentações. Para quem anda mais distraído, este atleta profissional de BTT foi o vencedor do Campeonato do Mundo de Maratona (XCM) em 2016, por exemplo.

PUB
Specialized Levo

Já por aqui contámos “aventuras” do Tiago bastantes vezes, mas, mais recentemente, uma entrevista à Red Bull, marca que o patrocina, despertou-nos as atenções. Isto porque o atleta fala bastante nessa entrevista da sua preparação para esta temporada de 2022. Basicamente, de como prepara cada época de competição e como encara o início destas.

© Hugo Silva/ Red Bull Content Pool

O final da época pode ser sinónimo de descanso, mas não para Tiago, que afirma que os seus maiores cuidados são com a alimentação, pois como todos sabemos o peso é essencial no ciclismo.

Já a nível de treino, aí sim existe bastante intensidade, mas também muito descanso. Tiago refere que lhe interessa que o corpo não pare e não “foge” ao que ajuda ao ciclismo, não esquecendo “a corrida e o ginásio”.

Como conta à Red Bull, tem duas vertentes de treino diário. Ou começa com uma sessão de treino matinal de ginásio seguida de um treino de bicicleta, ou foca-se apenas no treino em cima da bicicleta. “O que pode variar é a parte do treino específico com intervalos, sendo um desses exemplos fazer séries a subir”.

Refere também que o treino varia em função dos objetivos, diferindo em pontos como o número de sessões diárias, por exemplo. “No BTT e no ciclismo em geral, sem treino é bastante difícil atingir um boa performance”, explica.

PUB
Specialized Levo

© Hugo Silva/ Red Bull Content Pool

Mas claro que a mentalidade é diferente de atleta para atleta, e cada final de cada ano é um exemplo disso. Para Tiago um final de temporada significa fazer um reset, não pensar mais na época. “Assim encaro a nova temporada praticamente do zero, sem estar com muita pressão”, explica Tiago.

Para este ano de competição que já decorre, Tiago Ferreira não foge aos objetivos que tem tido até aqui. Objetivo principal? “Continuar a ser o atleta constante que tenho sido ao longo da minha carreira”, refere.

Mas dá destaque a duas provas: “o Campeonato da Europa e o Campeonato do Mundo de Maratona XCM”, pois há corridas importantes nas quais quer lutar para ganhar. “No entanto, as minhas metas serão sempre os Campeonatos da Europa e do Mundo”, conclui.

Mais info:


Fotos: © Hugo Silva/ Red Bull Content Pool

PUB
Schwalbe Pro One Tubeless

Também vais gostar destes!