Mais um feito para o impressionante currículo de Tiago Ferreira. Se ser campeão do mundo e bicampeão da Europa de XCM já o colocavam entre os melhores, o português aceitou um desafio que não está ao alcance de todos e agora aguarda por validação oficial do que será um recorde do mundo.

PUB
TrekFest 2024

Sem competições para enfrentar, Tiago Ferreira não fez por menos. Em 24 horas subiu o equivalente a mais de dois Everestes! 17753 metros (a famosa montanha tem 8848 metros de altitude), num total de 247,5 quilómetros em pistas de terra e xisto. Foram 83 subidas, numa ascensão de 1,5 quilómetros, com 214 metros de desnível.

© Hugo Silva/Red Bull Content Pool

Este desafio inédito no BTT foi feito entre as 10 horas de quarta-feira e as 10 horas desta quinta-feira, 23 de julho. Foi nas proximidades da aldeia histórica de Gourim, nos arredores de São Pedro do Sul e com as paisagens da Serra de São Macário que Tiago Ferreira superou um desafio que o testou não só fisicamente, mas também mentalmente.

“Estou muito feliz por ter conseguido este objetivo! Pensei que a fase da noite seria a mais complicada, mas acabou por ser a madrugada a trazer o maior peso do cansaço, sobretudo com dores nas mãos e nos pés. Mas nunca pensei em desistir, estava muito bem preparado e tudo correu de feição”, afirmou o atleta no final das 24 horas a pedalar.

© Hugo Silva/Red Bull Content Pool

Tiago Ferreira (31 anos) sofreu apenas um furo, mostrando muito boa forma, ainda mais tendo em conta que não compete desde fevereiro. Enfrentou temperaturas que foram desde os 40 graus, a uns mais frescos 15, durante a noite. Em tempo de pandemia, o atleta português apresenta-se e de que maneira aos adversários, numa altura em que já começa a olhar para o regresso às corridas.

PUB
Giant TCR 2024

Mas primeiro, uns dias de merecido descanso. “Vou parar pelo menos três ou quatro dias até voltar a conseguir subir para a bicicleta. Depois segue a preparação normal, pois conto regressar às competições da UCI já em agosto”, referiu.

Também vais gostar destes!