A Specialized revelou ontem a nova S-Works Tarmac SL9, a mais recente geração da sua bicicleta de estrada de competição.

PUB
Segue o GoRide no Instagram!

Depois da profunda revolução introduzida pela SL8, a marca norte-americana optou por evoluir a plataforma existente, refinando praticamente todos os aspetos do quadro.

O resultado é uma bicicleta que mantém a filosofia “uma bicicleta para todas as corridas”, mas que chega com menos peso, “melhor comportamento aerodinâmico” e várias alterações estruturais pensadas para os percursos do ciclismo moderno.

Segundo a Specialized, a SL9 foi desenvolvida para ser mais rápida em contexto real de corrida, e não apenas em testes laboratoriais ou de túnel de vento. À primeira vista, a nova Tarmac SL9 parece muito semelhante à SL8.

S‑Works Tarmac SL9 | Fastest Road Bike Ever Made

Na realidade, praticamente todas as áreas do quadro foram revistas. O objetivo não foi alterar completamente a bicicleta, mas aperfeiçoar uma plataforma que já era considerada uma das referências do WorldTour.

O desenvolvimento incidiu sobretudo na distribuição do carbono, na aerodinâmica da frente da bicicleta e na redução de peso, mantendo praticamente inalterada a geometria que tantos resultados deu nos últimos anos.

PUB

É uma evolução clara da SL8, mas suficientemente profunda para justificar uma nova geração.

Quadro de apenas 687 gramas

O quadro S-Works FACT 12r Carbon passa a anunciar apenas 687 gramas, valor referente ao tamanho 56 pintado.

Trata-se de um dos quadros aero mais leves alguma vez produzidos pela marca para competição em estrada.

Apesar da redução de peso, a Specialized afirma que conseguiu preservar os níveis de rigidez exigidos pelos ciclistas profissionais, recorrendo a uma nova distribuição das fibras de carbono inspirada na tecnologia utilizada na Aethos.

Nas versões topo de gama, a bicicleta completa pesa apenas 6,5 kg, já equipada com rodas Roval Rapide CLX III e cockpit integrado.

S‑Works Tarmac SL9 | WHITE PAPER OVERVIEW

Uma frente completamente redesenhada

Grande parte do trabalho realizado na SL9 concentrou-se na metade dianteira da bicicleta.

O tubo de direção é mais estreito, a forqueta é totalmente nova e o tubo inferior apresenta um desenho diferente da geração anterior.

Estas alterações procuram reduzir a turbulência gerada na frente da bicicleta, melhorando o fluxo de ar à medida que este percorre o quadro.

Também o cockpit foi otimizado para trabalhar em conjunto com estas novas formas.

Segundo a Specialized, só esta evolução representa um ganho aerodinâmico de cerca de quatro watts relativamente à Tarmac SL8.

A traseira também mudou

As novidades não ficam pela frente do quadro.

O tubo de selim foi redesenhado, assim como as escoras traseiras e o novo espigão Aero Post.

A Specialized explica que esta zona foi desenvolvida tendo em conta o efeito provocado pelas pernas do ciclista em movimento, uma variável que nem sempre é considerada nos testes aerodinâmicos tradicionais.

O resultado é uma traseira mais eficiente sem aumentar o peso da bicicleta.

One Bike To Rule Them All - Tarmac SL9 | Creator Story

O desenvolvimento foi além do túnel de vento

Durante vários anos, o desenvolvimento das bicicletas aero esteve muito centrado nos testes em túnel de vento.

Na SL9, a Specialized diz ter seguido um caminho diferente.

Além dos testes aerodinâmicos, utilizou milhares de simulações computacionais baseadas em percursos reais, diferentes tipos de piso, inclinações, vento, velocidades e dados recolhidos junto das equipas profissionais.

A intenção foi perceber qual seria a bicicleta mais rápida ao longo de uma corrida completa, e não apenas num segmento específico.

The Specialized Podcast: Tarmac SL9 | Engineered to Win

Compatível com o ciclismo moderno

A Tarmac SL9 mantém uma integração praticamente total dos cabos.

Continua igualmente preparada para utilizar pneus mais largos, uma tendência cada vez mais comum no pelotão profissional.

O cockpit integrado Roval Rapide permanece na gama e as rodas Roval Rapide CLX III continuam a equipar as versões S-Works.

Quatro pinturas inspiradas no WorldTour

A Specialized aproveitou o lançamento para apresentar quatro framesets exclusivos inspirados nas equipas patrocinadas pela marca.

Cada um apresenta uma identidade própria:

  • A Red Bull-BORA-hansgrohe recebe a decoração “Motion + Emotion”.
  • A FDJ-SUEZ estreia a pintura “Convergence”.
  • A SD Worx-Protime apresenta a versão “Ignite”.
  • Já a Soudal Quick-Step terá disponível a edição “The Hunt”.

Principais novidades da Specialized S-Works Tarmac SL9

  • Quadro S-Works FACT 12r Carbon completamente revisto
  • Peso anunciado de apenas 687 gramas (quadro)
  • Bicicletas completas a partir de 6,5 kg
  • Nova forqueta Flow Fork
  • Tubo de direção mais estreito
  • Novo tubo inferior
  • Novo espigão Aero Post
  • Traseira redesenhada para melhorar a aerodinâmica
  • Cockpit integrado Roval Rapide
  • Rodas Roval Rapide CLX III nas versões S-Works
  • Ganho aerodinâmico anunciado de 4 W face à Tarmac SL8
  • Compatibilidade com pneus mais largos
  • Tecnologia Rider First Engineered
  • Quatro edições especiais WorldTour

Versões da nova S-Works Tarmac SL9 em Portugal

A nova gama Tarmac SL9 chega ao mercado nacional composta por bicicletas completas S-Works e por cinco framesets, incluindo quatro edições especiais inspiradas nas equipas WorldTour patrocinadas pela Specialized.

Todas as bicicletas utilizam o novo quadro FACT 12r Carbon da SL9 e destinam-se a utilização em competição ou ciclismo de alto rendimento.


S-Works Tarmac SL9 Shimano Dura-Ace Di2

  • Quadro S-Works Tarmac SL9 FACT 12r Carbon
  • Forqueta FACT Carbon
  • Grupo Shimano Dura-Ace Di2 2×12 velocidades
  • Pedaleiro Shimano Dura-Ace com potenciómetro
  • Rodas Roval Rapide CLX III
  • Pneus S-Works Turbo TLR
  • Cockpit integrado Roval Rapide
  • Espigão S-Works Aero Post
  • Selim S-Works Power Mirror

S-Works Tarmac SL9 SRAM RED AXS

  • Quadro S-Works Tarmac SL9 FACT 12r Carbon
  • Forqueta FACT Carbon
  • Grupo SRAM RED AXS E1 2×12 velocidades
  • Pedaleiro SRAM RED com medidor de potência
  • Rodas Roval Rapide CLX III
  • Pneus S-Works Turbo TLR
  • Cockpit integrado Roval Rapide
  • Espigão S-Works Aero Post
  • Selim S-Works Power Mirror

Quadros em separado

Para quem pretende montar a bicicleta ao seu gosto, a Specialized disponibiliza cinco opções de quadro.


S-Works Tarmac SL9 Frameset

  • Quadro FACT 12r Carbon
  • Forqueta FACT Carbon
  • Espigão S-Works Aero Post
  • Caixa de direção
  • Eixos passantes
  • Pequenos componentes de montagem


S-Works Tarmac SL9 Red Bull-BORA-hansgrohe LTD Frameset

Mantém as mesmas características técnicas do frameset base, mas com decoração exclusiva da equipa Red Bull-BORA-hansgrohe.


S-Works Tarmac SL9 FDJ-SUEZ LTD Frameset

Versão especial inspirada na equipa francesa de ciclismo feminino FDJ-SUEZ.


S-Works Tarmac SL9 SD Worx-Protime LTD Frameset

Decoração exclusiva da formação SD Worx-Protime.


S-Works Tarmac SL9 Soudal Quick-Step LTD Frameset

Quadro com pintura inspirada na equipa Soudal Quick-Step.


As duas bicicletas completas partilham praticamente toda a plataforma.

A principal diferença está na transmissão: Shimano Dura-Ace Di2 ou SRAM RED AXS E1.

O restante equipamento mantém-se praticamente idêntico, incluindo o quadro, rodas, cockpit, espigão e pneus.

Já os cinco quadros vendidos em separado destinam-se a quem pretende montar uma bicicleta personalizada, sendo tecnicamente iguais entre si.

A única diferença reside na pintura, com destaque para as quatro edições WorldTour produzidas em série limitada.