A WHOOP UCI Mountain Bike World Series entra em 2026 com um enquadramento competitivo mais estável e seletivo, especialmente ao nível da Taça Mundo XCO, talvez a vertente mais mediática dos circuitos.

PUB
Novidades Trek 2026

A UCI, em parceria com a Warner Bros. Discovery Sports, confirmou as 40 equipas que terão estatuto oficial de World Series Team, assegurando presença em todas as provas da temporada, tanto nos formatos de endurance (XCO, XCM e XCM) como de gravity (downhill e enduro).

Esta será apenas a segunda época desde a reformulação profunda do sistema de qualificação, introduzida em 2025. O objetivo passou por criar um núcleo sólido de equipas de referência, capazes de gerar maior continuidade desportiva, mais valor para atletas e patrocinadores e uma narrativa competitiva mais clara para o público.

Uma das grandes novidades para 2026 é a atribuição de licenças de dois anos às dez melhores equipas do ranking UCI em cada formato. As formações classificadas entre o 11.º e o 15.º lugar recebem uma licença válida por uma temporada, enquanto as restantes cinco vagas por disciplina são preenchidas através de wildcards de época completa.

No total, 83 equipas de 20 países registaram-se como UCI MTB Teams para a nova temporada. A seleção das 40 estruturas com estatuto World Series teve por base os pontos UCI dos quatro atletas mais bem classificados de cada equipa, independentemente de género ou escalão, contabilizados até 28 de outubro de 2025.

O modelo foi também afinado no que diz respeito às transferências. A partir de agora, os pontos dos atletas deixam de transitar entre equipas na mudança de época.

PUB
KTM Macina Kapoho Master

Para as equipas que ficaram fora deste grupo restrito, continuam a existir oportunidades de participação pontual. Em cada ronda da World Series serão atribuídos até oito wildcards por formato, definidos com base nos rankings UCI, resultados nas séries continentais e perfis individuais dos atletas.

Os corredores independentes mantêm igualmente vias de acesso, desde campeões nacionais e internacionais até atletas bem classificados nos rankings individuais.

A temporada 2026 da WHOOP UCI Mountain Bike World Series arranca a 1 de maio, na Coreia do Sul, marcando o regresso da Taça Mundo XCO ao continente asiático pela primeira vez em 25 anos.

Equipas WHOOP UCI Mountain Bike World Series 2026

XCO

Licença de 2 anos
Specialized Factory Racing
Decathlon Ford Racing Team
Canyon XC Racing
Cannondale Factory Racing
Thömus Maxon
Wilier-Vittoria Factory Team
Orbea Fox Factory Team
Cube Factory Racing
Scott-SRAM MTB Racing Team
BIXS Race Team

PUB
Inscreve-te no ABC 2026!

Licença de 1 ano
Trek – Unbroken XC
Origine Racing Division
KMC Nukeproof MTB Racing Team
Giant Factory Off-Road Team – XC
Lapierre PXR Racing

Wildcards (licença de 1 ano)
BH Coloma Team
Liv Factory Racing
Mondraker Factory Racing XC
BMC Factory Racing
Alpecin–Premier Tech

Gravity (downhill e enduro)

Licença de 2 anos
Canyon DH Racing
Santa Cruz Syndicate
Commencal / Muc-Off by Riding Addiction
Orbea FMD Racing
Mondraker Factory Racing DH
Yeti / Fox Factory Race Team
Cube Factory Racing
Specialized Gravity
Trek – Unbroken DH
Commencal Schwalbe by Les Orres

Licença de 1 ano
Norco X adidas Race Division
MS-Racing
Nukeproof Axess Racing
Unno Factory Racing DH
Giant Factory Off-Road Team – DH

Wildcards (licença de 1 ano)
Santa Cruz Burgtec by Goodman
Scott Downhill Factory
Frameworks Racing / TRP
AON Racing
Continental Atherton


Mais informações:
www.ucimtbworldseries.com
Crédito das imagens:
website e conta X www.ucimtbworldseries.com

Também vais gostar destes!