A derradeira jornada da Volta a Portugal Feminina Sub-19 partiu de Alenquer e percorreu 49,4 km até ao alto de Montejunto, numa tirada marcada por ataques sucessivos e pelo desfecho na dura contagem de montanha de primeira categoria.

PUB

Stampori, em igualdade de tempo com duas adversárias diretas à partida, tinha a liderança da geral e não deixou margem para surpresas.

A corrida foi animada desde cedo, com destaque para a contagem intermédia em Casais da Marmeleira, onde Laida Hierro reforçou a liderança da montanha.

Emília Baía tentou a sua sorte com uma fuga solitária e chegou a ter mais de um minuto de vantagem. No entanto, a aproximação à subida final trouxe novo ímpeto ao grupo das favoritas.

Foi aí que a campeã de 2024, Antonie Cermanová, atacou, mas a resposta veio da própria camisola amarela. Stampori contra-atacou de forma decisiva, isolando-se na subida a Montejunto para cortar a meta em solitário, com o tempo de 1h40m19s. Irene Moreno foi segunda, a 11 segundos, e Laida Hierro terceira, a 1m20s.

Com este resultado, Stampori confirmou a conquista da classificação geral, somando também a vitória por pontos. Laida Hierro garantiu a camisola da montanha e Lluna Jimenez foi a melhor cadete. Por equipas, o domínio pertenceu à formação espanhola Mirat Fertilizantes Women Cycling Team.

Líderes das classificações

PUB
KTM Macina Kapoho Master

Camisola Amarela IDPJ – Eirini Stampori (Greek Cycling Federation)
Camisola Verde Vitalis – Eirini Stampori (Greek Cycling Federation)
Camisola Azul Swift – Laida Hierro (Mirat Fertilizantes Women Cycling Team)
Camisola Branca INATEL – Lluna Jimenez (Atum General/Tavira/SC Farense)


Mais info:

www.fpciclismo.pt


Crédito da imagem: Rodrigo Rodrigues / Federação Portuguesa de Ciclismo

Também vais gostar destes!