É a própria marca espanhola que o diz, pois esta novas versões da Mondraker Arid, por terem quadro em alumínio, são mais baratas e assim podem ser opção para quem procura uma primeira bicicleta de gravel e não quer gastar muito…

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As linhas de design são as mesmas que a versão com quadro em carbono, com a distinta forma como as escoras superiores se ligam ao tudo do espigão, mas é o alumínio conseguido através da tecnologia Stealth Evo da Mondraker que constitui o quadro das Mondraker Arid S e R.

Voltemos atrás: a Mondraker Arid Carbon é a primeira gravel sem ser elétrica deste fabricante de Alicante, com quatro versões com quadro em carbono que vale a pena espreitar. Está tudo neste artigo.

Agora, um quadro idêntico mas em alumínio faz com que as Mondraker Arid S e R custem 1.999 e 2.399 euros, respetivamente. Vamos ver o que há em comum nas duas além do quadro e o que faz com que o preço seja distinto, também. A atenção que as forquetas são em carbono!

O novo quadro de alumínio da Arid foi desenvolvido com tecnologia de soldadura Smooth Welding, “que evita o sobreaquecimento durante o processo de construção e garante uma distribuição mais uniforme da rigidez estrutural”, garante a marca.

“Isto traduz-se numa resposta mais previsível da bicicleta em terrenos irregulares, com maior capacidade de absorção de vibrações — uma característica essencial para aventuras longas em gravel”, continuam.

A mesma base, duas opções

Ambas as versões partilham exatamente o mesmo quadro e têm forqueta em carbono, contudo, com múltiplos pontos de fixação para bidões, bolsas ou alforges, bem como o mesmo conjunto de rodas e componentes base. Podes ver tudo no site da Mondraker, estão lá as listas de especificações completas.

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Basicamente, a diferença (que faz diferir o preço) está na transmissão:

  • Mondraker Arid S: equipada com Shimano GRX de 12 velocidades (cassete 10-45t).

  • Mondraker Arid R: com Sram Apex AXS eletrónica, também com 12 velocidades (cassete 11-44t).

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    Mondraker Arid Alloy

Ambas usam pratos de 40 dentes à frente, “oferecendo relações de transmissão adequadas tanto para subidas exigentes como para ritmos rápidos em estrada ou trilho”, explica a Mondraker.

Preparada para tudo?

Há compatibilidade com pneus de até 45 mm de largura e também proteções em borracha no quadro nos pontos chave, passagem interna dos cabos via caixa de direção, e caixa de pedaleiro BBT47 roscada.

A Arid está disponível em cinco tamanhos, incluindo a opção intermédia ML. O cockpit é dimensionado de acordo com cada tamanho de quadro, com guiadores e avanços específicos.

Mais info:


Crédito imagens: Mondraker

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