As novas rodas Specialized Roval Control World Cup foram desenvolvidas para serem as rodas XC “mais rápidas do mundo”, diz a marca norte-americana. O que mais se destaca? O peso de apenas 998 gramas (sim, o par!), o que faz com que sejam 250 gramas mais leves que o modelo anterior da gama. Para isto contribui uma válvula redesenhada e fitas ainda mais leves.

PUB
Specialized Epic 8

Uma nota importante: é natural que estas sejam umas rodas em carbono que estão totalmente no topo da gama, até porque estão instaladas nas bicicletas de série da equipa de XC profissional Specialized Factory Racing.

A Specialized avança as principais inovações que surgem com estas Roval Control World Cup e que ajudam a reduzir o peso:

  • Aro otimizado: após mais de 1.000 iterações de design, foi possível reduzir 44 gramas ao aro, “mantendo a durabilidade”, garantem.
  • Disposição de carbono aprimorada: o novo layup eliminou 18 camadas de carbono, tornando a estrutura mais leve e “mais resistente”.
  • Raios de carbono com acessórios de titânio: 1,7 gramas mais leves e 63% mais fortes que os de aço, poupando 101,6 gramas sem comprometer a rigidez lateral.
  • Fita de aro ultraleve: pequenos ajustes na fita e na haste de válvula resultaram numa poupança extra de 9,6 gramas.

Garante a Specialized que, durante toda a temporada de 2024, a Specialized Factory Racing não partiu um único aro em competição, “um feito que reflete a eficácia da estrutura reforçada” destas rodas de XC.

As rodas têm um formato assimétrico, como podemos ver pelas imagens, e a tecnologia FlatStop Protection integra ganchos de 4 mm, que podem ajudar a minimizar furos por aperto, aumentando a área de contacto entre o aro e o pneu.

PUB
KTM Macina Kapoho Master

A Specialized afirma que “a combinação de rigidez torsional e conformidade otimizada destas rodas reduz a fadiga muscular dos ciclistas, permitindo-lhes manter a velocidade por mais tempo e oferecendo maior estabilidade em curvas e descidas”.

Preços? São “carotas”… A roda da frente custa 1.225 euros e a de trás 1.725 euros.

Novos pneus Specialized Air Trak e Fast Trak

Para fazer equipas com as novas rodas, a Specialized apresenta agora também novos pneus Air Trak e Fast Trak para bicicletas de XC, que vêm substituir o modelo Renegade, no caso do primeiro modelo.

Principais características do Air Trak:

  • Padrão de tacos inspirado no Renegade, adotando um design de rolamento rápido no centro e laterais reforçadas Block-In-Block.
  • Composto duplo GRIPTON T5/T7: o T5 no centro “melhora a eficiência do rolamento, enquanto o T7 nas laterais garante tração extra em curvas e subidas”, diz a marca.
  • Carcaça Flex Lite: A versão mais leve pesa apenas 575 gramas (29×2.2), tornando-se o pneu XC mais leve da Specialized.
  • Versão Grid Lite: maior proteção contra cortes laterais e furos.

Os peneus Air Trak estão disponíveis em três versões:

PUB
Titan Almeria 2025
  • 29×2.2 Flex Lite – 575 gramas
  • 29×2.35 Flex Lite – 585 gramas
  • 29×2.35 Grid Lite – 680 gramas

Já o novo pneu Fast Trak surge com design Block-In-Block, tacos centrais mais baixos feitos com composto GRIPTON T5 e “ombros” em GRIPTON T7, para “melhorar a tração e a segurança nas curvas mais exigentes”.

Em comparação com o modelo anterior, a Specialized afirma que o Fast Trak rola 5% mais rápido, graças a uma reformulação na disposição dos tacos e na escolha de materiais mais leves.

A construção Flex Lite reduz o peso em 55 gramas, enquanto a opção Grid Lite adiciona maior proteção lateral, sendo 110 gramas mais leve do que a versão anterior do S-Works Fast Trak.

Versões disponíveis:

  • 29×2.2 Flex Lite – 605 gramas
  • 29×2.35 Flex Lite – 615 gramas
  • 29×2.2 Grid Lite – 676 gramas
  • 29×2.35 Grid Lite – 690 gramas

Todos estes novos pneus Specialized Air Trak e fast Trak custam 50 euros cada unidade.

Mais info:

Também vais gostar destes!