Os Varia RTL515 e RVR315 são os mais recentes radares retrovisores para ciclistas da Garmin, pensados essencialmente para reforçar os indíces de segurança na estrada.

PUB
KTM

Estes radares traseiros foram desenvolvidos, segundo a Garmin, para “avisar o ciclista se um veículo estiver a aproximar-se atrás”.

radares Garmin

Fazem-no até uma distância de 140 metros e o modelo Varia RTL515 pode mesmo fazê-lo a 1,6 km de distância graças à luz traseira incorporada e que pode mudar de intensidade.

O design destes radares também foi tido em atenção, com um compacto formato vertical, que facilita a montagem na haste do selim e permite mais espaço para as pernas.

Ambos os modelos podem ser emparelhados com os computadores de ciclismo Garmin Edge ou com o smartphone via app móvel Garmin Varia).

PUB
TrekFest 2024

Mas como é que isto se processa?

Receberás alertas visíveis e sonoros (e também através da vibração) quando outros veículos se aproximarem por trás e até 140 metros de distância.

Há também um alerta de nível de risco baseado num código de cores – verde: está tudo bem; âmbar: está a aproximar-se um veículo; vermelho: está a aproximar-se um veículo a alta velocidade.

No caso do Varia RTL515, a app permite configurar funcionalidades adicionais, como diferentes modos e intensidades de luz de fundo, ou o modo pelotão, que emite uma luz intermitente de baixa intensidade.

Mas os Garmin Varia RVR315 e o RTL515 podem também funcionar com apps móveis de terceiros, como é exemplo a Ride with GPS.

PUB
Beeq

Autonomia e preços

O Varia RVR315 oferece até sete horas de autonomia, pelo que indica a marca, tal como o Varia RTL515 pode chegar às 16 horas no modo intermitente durante o dia (e às seis horas no modo fixo, à noite).

Os preços são de 149 e 199 euros, respetivamente. À venda no site oficial da Garmin.

[su_button url=”https://www.garmin.com/pt-PT/” target=”blank” style=”stroked” background=”#ef2d42″ radius=”20″ icon=”icon: globe-w”]Site oficial Garmin[/su_button]

Também vais gostar destes!