Volta a Itália 2024 | 11ª Etapa: Jonathan Milan ‘bate o pé’ e vence novamente! [com vídeo] Há 15 horas
Entrevista | Cândido Barbosa: ‘Sinto-me capaz de desenvolver e pôr o ciclismo no patamar que todos nós queremos ver.’ 22 de Abril, 2024
Sea Otter Europe 2023: ‘O sector do ciclismo europeu procurava um festival deste estilo.’ 8 de Julho, 2023
Entrevista GoRide | Joaquim Silva: ‘É motivador chegar a provas internacionais e conseguir andar com os melhores’ 11 de Março, 2023
Partilha!Tweet É a nova elétrica de enduro e trail da marca espanhola e foi recentemente mostrada em primeira mão ao GoRide nos belos trilhos da Serra de Sintra. Cascais e a “nossa” magnífica serra de Sintra foram os spots escolhidos para a apresentação europeia da nova Mondraker Dune 2024, uma bicicleta elétrica de montanha que a marca espanhola aponta ao trail e ao enduro, e que tivemos oportunidade de ver de perto e experimentar.PUB Estando abaixo dos 20 kgs, a Mondraker Dune é também, assim, a nova e-BTT super light deste fabricante. Os segredos, dizem, estão no quadro em carbono, que pesa apenas 2.650 gramas, e no sistema Bosch Performance SX, o conjunto de propulsão elétrica que equipa muitas das e-BTTs leves atuais. A marca tambem mostra aqui a mais recente versão da tecnologia de suspensão total Zero Suspension com 165 mm e amortecedor de mola da Ohlins, e uma geometria Mondraker Forward Geometry totalmente otimizada para uma bicicleta com estas características. Todos os pormenores já a seguir! Acima está o vídeo que fizemos com a bicicletas e abaixo estão o vídeo da marca e algumas imagens da apresentação em Portugal: THE NEW GENERATION OF MONDRAKER DUNE IS HEREWatch this video on YouTube Foi em 2009 que apareceu a primeira Dune no catálogo da marca, uma full enduro que ficou por ali até 2020, sendo que as mais recente cinco gerações contou já com quadro em carbono. Agora, a “história” é diferente… PUB Esta Mondraker Dune Carbon continua agora esta “lenda”, com o quadro Stealth Air Carbon e com o novo Updated Zero Suspension System no que diz respeito à suspensão traseira, sendo que todas as principais partes da estrutura vêm devidamente protegidas de série. No “coração” desta super enduro elétrica está o sistema elétrico Bosch Performance SX, com unidade de controlo integrada no top tube, algo que permite ligar e desligar o motor, alternar entre os vários modos de assistência (ECO, TOUR+, eMTB e TURBO) e ver o estado da bateria. O Bosch Performance Line SX debita 55 Nm e 600 watts de pico de potência, perfeitamente integrado na zona do pedaleiro, como é normal. A bateria é uma unidade de 400 Wh, sendo que o range extender PowerMore de 250Wh pode ser acrescentado na grade de bidon. PUB No guiador está também o comando com ecrã Kiox 500 e app para smartphone eBike Flow possibilita a configuração de vários parâmetros e opções, garante a Mondraker. Tanto a Dune Carbon R como a Dune Carbon RR têm um ângulo na direção nos 64°, medida que é de 63,6° no caso da Dune XR, o modelo que experimentámos. O peso do rider vai assim mais centrado na bicicleta, diz a marca, com a ajuda de escoras de 445 mm. Basicamente, esta é um e-BTT que se divide em três e que se destaca de forma transversal pelos cursos de 170 mm à frente e 165 mm atrás (180 mm na frente na versão XR), por ser uma mullet (roda 29” à frente e 27,5” atrás!) e pelo clearance de 66 mm, que permite montar pneus de até 2.6”. Todas as versões têm também pneus Maxxis Assegai 29×2.5” WT à frente e Minion DHR II 27.5×2.4” WT atrás, com travões de quatro pistãos, discos de 200 mm e guiador OnOff de 800 mm. Atentemos resumidamente em cada uma das três versões… Mondraker Dune Carbon XR É a única com 180 mm na suspensão da frente, a Öhlins RXF 38 M.2, neste caso com um amortecedor de mola Öhlins TTX22M.2 205 x 65mm atrás. Transmissão Sram X0 Eagle AXS, cranques em carbono E.13 TRS Race, travagem Sram Code Ultimate Stealth, espigão telescópico RockShox Reverb Stealth AXS e rodas em carbono e*thirteen Grappler Race Carbon, entre outros elementos. PUB Mondraker Dune Carbon RR A meio da gama, a RR tem suspensão Öhlins RXF 38 M.2 de 170 mm à frente e amortecedor Öhlins TTX Air 205 x 65mm atrás, com transmissão Sram GX Eagle AXS T-Type, espigão OnOff Pija, travões Sram Code Bronze Stealth e rodas de alumínio e*thirteen Grappler Race de 30 mm, entre outros componentes. Mondraker Dune Carbon R A mais acessível é esta R, com 170 mm na Fox 38 Float 3P Performance á frente e com amortecedor Fox Float X Performance EVOL na suspensão traseira. Travões Sram DB8, transmissão Sram GX mecânica, cranques E*Spec Plus, espigão OnOff Pija e rodas de alumínio e*thirteen Grappler Core. Listas de componentes e material completas no site da Mondraker, link abaixo. E preços também, claro! Em breve podes ver aqui no GoRide um artigo de hands-on após a nossa experiência com a bicicletas na Serra de Sintra! Mais info: https://mondraker.com/pt
Bikes Nova Cannondale LAB71 Supersix EVO com o novo grupo Sram Red AXS Além da nova transmissão eletrónica da Sram, esta Cannondale LAB71 de estrada tem muitos componentes exclusivos. Preço de 14.899 euros. Por GoRideHá 16 horas
Componentes Pneus Rockrider Grip 900 E+: opção acessível para e-bikes? Novos pneus Rockrider que já se encontram à venda na Decatlhon. Modelo para e-bikes, preço acessível, mas só numa medida... Por GoRideHá 23 horas
Destaque Volta a Itália | 10ª Etapa: Valentin Paret-Peintre leva a melhor na fuga! [com vídeo] Valentin Paret-Peintre escreve na história da Volta a Itália, em dia de descanso para Tadej Pogacar. Romain Bardet reentra no Top-10. Por GoRideHá 2 dias
Bikes Bike Check: Bianchi E-Vertic FT-Type, a elétrica urbana full suspension! Esta E-Vertic FT-Type da Bianchi é o exemplo de uma elétrica urbana fora do normal... Por GoRideHá 3 dias
Destaque Volta a Itália 2024 | Etapa 9: Olav Kooij não perdoa o sprint! [com vídeo] A nona etapa trouxe descanso à geral, mas mais um triunfo aos sprinters. Olav Kooij voltou a mostrar que está ao nível dos ... Por GoRideHá 3 dias
Volta a Itália 2024 | 11ª Etapa: Jonathan Milan ‘bate o pé’ e vence novamente! [com vídeo] Há 15 horas
Entrevista | Cândido Barbosa: ‘Sinto-me capaz de desenvolver e pôr o ciclismo no patamar que todos nós queremos ver.’ 22 de Abril, 2024
Sea Otter Europe 2023: ‘O sector do ciclismo europeu procurava um festival deste estilo.’ 8 de Julho, 2023
Entrevista GoRide | Joaquim Silva: ‘É motivador chegar a provas internacionais e conseguir andar com os melhores’ 11 de Março, 2023