Entrevista | Cândido Barbosa: ‘Sinto-me capaz de desenvolver e pôr o ciclismo no patamar que todos nós queremos ver.’ 22 de Abril, 2024
Sea Otter Europe 2023: ‘O sector do ciclismo europeu procurava um festival deste estilo.’ 8 de Julho, 2023
Entrevista GoRide | Joaquim Silva: ‘É motivador chegar a provas internacionais e conseguir andar com os melhores’ 11 de Março, 2023
Partilha!Tweet Uma e-bike 'light' ainda mais leve? Sim, a Scott DangerLumen pesa apenas 12,9 kg e é obra de Dangerholm. Mas não só... A Scott Lumen eRide baseia-se num quadro que já por si pode ser considerado um dos mais leves no recente e crescente segmento das e-bikes de montanha leves. Agora, ao cair nas mãos de um “mágico” como Dangerholm, o resultado é… a Scott DangerLumen!PUB Esta e-BTT marca na balança, no total, apenas 12,9 kg. A Scott Lumen 900 SL é a base deste projeto, e a leveza alcançada tendo em conta o tipo de bicicleta faz com que a mesma transmita um comportamento e sensações muito equiparadas ao de uma bicicleta convencional de BTT, referem. “Do XC mais puro até ao trail e ao downcountry. Apesar de tentar elevar esta bicicleta ao máximo no ‘território’ do XC, achei boa ideia acrescentar alguns componentes que facilitam a vida em trilhos mais difíceis, para que conseguisse uma bicicleta ‘dois em um’, uma bicicleta de sonho”, explica Dangerholm. A Scott DangerLumen na versão de 12,9 kg. A Scott DungerLumen na versão trail de 14 kg. Dangerholm acrescenta ainda que “também existe uma versão de trail/downcountry da mesma bicicleta”. “Se me é permitido dizer, com 14 kg esta é tão impressionante quando a DangerLumen, tendo em conta o tipo de condução e os terrenos que consegue suportar”, refere o criador sobre estas duas “peças”.PUB Existem obviamente alguns componentes focados na redução de peso: a transmissão é responsabilidade da Sram, mas com o grupo de estrada Sram Red eTap. Sim, o desviador traseiro é desta série, e inclui roldanas CeramicSpeed OSPW. O conjunto pedaleiro é também “especial”, é o e*thirteen e*spec Race Carbon, sendo que no caso da versão para trail é um Garbaruk de 34 dentes. A travagem é também um pormenor de relevo nesta montagem. São os ThickStuff Piccola com discos Carbon Ti X-Rotor Steel Carbon (o conjunto pesa somente 550,8 gramas). Por outro lado, as rodas são compostas pela junção dos componentes Duke Lucky Jack SLS4 Ultra 28 e PI Rope Plus, resultando num total de 943 gramas! PUB Nota especial ainda para a suspensão frontal, uma Intend Samurai TR de 130 mm, invertida, que apesar de não ser a opção mais leve do mercado (1.537 gramas) acrescenta ainda mais exclusividade a este projeto. Apesar de algumas diferenças entre o modelo lightweight e o de trail, a mais óbvia é certamente o cockpit: o modelo mais leve equipa com um guiador Darimo Epsilon de 740 mm com avanço integrado (174,1 gramas). No modelo de trail, o guiador é um MCKF de 760 mm, que casa com um avanço Extralite HyperStem de 60 mm (186,4 gramas). No que diz respeito à unidade motriz, também esta sofreu alterações: o motor TQ foi fabricado em regime de peça única e em fibra de carbono para envolver a bateria de 360Wh. Pesa menos 206 gramas que o modelo original. Os rolamentos internos são da CeramicSpeed e os parafusos de montagem do motor são de titânio e fabricados pelo especialista Meti, subtraindo mais 71 gramas ao peso normal. Eis as fichas técnicas completas de ambos os modelos:PUB Mais info: www.scott-sports.com Lê também: Scott Endorphin está de volta 27 anos depois Imagens: Scott
Componentes Novas mousses Vittoria Air-Liner Protect para enduro e downhill As novas mousses da Vittoria são exclusivamente dedicadas à vertente mais radical e exigente do BTT. Por GoRideHá 2 dias
E-Bikes E-bikes Beeq na ‘luta’ contra os ‘maus hábitos’ [com vídeo] A mais recente campanha de publicidade desta marca de e-bikes relembra os portugueses das vantagens de se usar uma bicicleta elétrica no dia ... Por GoRideHá 2 dias
Acessórios A arte urbana da Boa Mistura dá cor à Gobik Factory Team A Gobik factory Team mantém a irreverência do ano passado nos seus equipamentos. Agora com a ajuda do coletivo espanhol Boa Mistura. Por GoRideHá 3 dias
Bikes Nova 3T Strada Italia: conforto, performance e pneus mais largos! A 3T Strada Italia é o novo modelo de estrada da marca italiana. A julgar pelas fotos, os pormenores no design são de ... Por GoRideHá 3 dias
Acessórios Novo capacete Catlike Rapid Tri: contrarrelógio e triatlo! Um novo capacete Catlike que promete leveza, frescura e aerodinâmica no ciclismo de estrada e no triatlo. Por GoRideHá 4 dias
Entrevista | Cândido Barbosa: ‘Sinto-me capaz de desenvolver e pôr o ciclismo no patamar que todos nós queremos ver.’ 22 de Abril, 2024
Sea Otter Europe 2023: ‘O sector do ciclismo europeu procurava um festival deste estilo.’ 8 de Julho, 2023
Entrevista GoRide | Joaquim Silva: ‘É motivador chegar a provas internacionais e conseguir andar com os melhores’ 11 de Março, 2023