A Orbea Alma M é a bicicleta hardtail de XC que esteve recentemente em destaque por ter sido usada pelo espanhol David Campos (Orbea Factory Team) ao sagrar-se campeão europeu de BTT em XCC.
Mas o que acabou por ser mais surpreendente não foi o título, mas sim a escolha desta bicicleta. O atleta optou por usar uma Orbea Alma M sem suspensão frontal, o que faz dela um modelo de XC totalmente rígido e que recorre a uma forqueta no eixo da frente.
Falamos de uma forqueta Spirit Carbon da Orbea, um componente que não é nada comum como escolha para este tipo de provas de BTT…
A Orbea Alma M que David utilizou acaba por representar um conceito muito autêntico de XC, por assim dizer. O quadro é muito “clássico” tendo em conta as tendências mais recentes nas bicicletas de BTT, com distância entre eixos de 1.118 mm e escoras de apenas 430 mm. Ângulo de direção a 68°. Tudo isto no tamanho M.
Quanto ao equipamento, esta Orbea Alma M é uma combinação da versão LTD e da Team no catálogo de BTT da marca. Da primeira bicicleta tem a tal forqueta rígida Spirit e o espigão de selim OC Performance em carbono; da segunda, a transmissão Shimano XTR e travões da mesma série da marca nipónica.
Quanto às rodas, foram escolhidas umas OQUO Mountain Performance MP30LTD Carbon, de uma marca que também pertence à Orbea e que equipa tanto as bicicletas da equipa como as de série. Pneus Maxxis Aspen.
Ficha Técnica da Orbea Alma M de David Campos:
- Quadro: Orbea Carbon OMX
- Forqueta: Spirit Carbon Rigid
- Transmissão: Shimano XTR 12x
- Travões: Shimano XTR
- Rodas: OQUO Mountain Performance MP30LTD
- Pneus: Maxxis Aspen 29 x 2,40″
- Espigão: OC Performance Carbon
- Guiador: OC Moutain Performance Carbon
Mais info:
Lê também:
Imagens: Orbea // RFEC