Woom Wow: nova bicicleta de equilíbrio para ciclistas (ainda) mais jovens! [com vídeo] 27 de Outubro, 2025
Nova Wilier Filante SLR ID.2 criada com a ajuda da equipa Groupama–FDJ [com vídeo] 24 de Outubro, 2025
5 coisas de que estamos a gostar na nova Specialized Diverge 4 Expert AXS [com vídeos] 9 de Setembro, 2025
Partilha!X A marca italiana lança finalmente o seu novo grupo de transmissão Campagnolo Super Record Wireless. Descobre aqui as novidades. A marca italiana acaba oficialmente de lançar o seu novo grupo de transmissão topo de gama e… sem fios. É a transmissão Campagnolo Super Record Wireless de 12 velocidades e promete “dinâmica e performance inigualáveis”, garantem.PUB Acabaram-se (e confirmam-se) os rumores. O novo Super Record Wireless é mesmo um lançamento consumado da Campagnolo e, segundo a marca, assume-se como um “sistema state-of-the-art em termos de precisão, feeling e performance”. Fiel à filosofia da marca Dream Bigger, esta nova transmissão é produzida com uma combinação de fibra de carbono, titânio e alumínio, explica o fabricante, alcançando um “equilíbrio máximo entre funcionalidade e baixo peso”. Para extrair e melhorar todo o potencial deste novo grupo elétrico, o Super Record Wireless foi desenvolvido em colaboração com vários atletas e engenheiros da equipa World Tour AG2R Citroën Team, que foram assim responsáveis por um feedback essencial para se atingir o resultado final que hoje é apresentado pela Campagnolo. Ainda só é possível ter este novo grupo em bicicletas completas de algumas marcas, mas a Campagnolo confirma que o sistema estará disponível em separado mais para a frente. Segundo a marca, o peso total do conjunto é de 1.520 kg e o preço virá a ser de 5.200 euros, aproximadamente.PUB Estes são os componentes que constituem este novo grupo de transmissão Campagnolo Super Record Wireless de 12 velocidades: Manetes Ergopower Control: ‘Ergonomics Redefined’ Completamente redesenhadas em termos de ergonomia, este apresenta um design que alguns adoram e outros odeiam… embora, a marca italiana comente que estes novos elementos possuam mais aderência e conforto, interligados com uma forma que confere mais controlo e eficiência na travagem. O “racing feeling” continua bem presente com “clack” característico, garante a Campagnolo, que conta também com o sistema “one-lever-action” incorporado, facilitando as trocas de andamentos. Está também integrado uma luz Led que permite observar o estado da bateria.PUB Desviadores: a cadência perfeita? Construído em titânio e com camadas de fibra de carbono unidirecionais, o movimento pedaleiro estará disponível em 165, 170, 172,5 e 175 mm. O eixo pedaleiro integra uma proteção contra poeiras e outros detritos, ao passo que o desviador traseiro caracteriza-se pelo Quick fit produzido através da tecnologia Technopolymer. Ambos os desviadores integram baterias de forma independente. É de notar, que o sistema é full-wireless, e não um “mix” como acontece com outras marcas, por isso cada manter e cada desviador possui a sua própria bateria. As baterias Começamos pelo carregamento, que a Campagnolo promete ser “rápido e cómodo”. A marca garante que cada bateria pode ser carregada até 90% em 45 minutos, indo à carga total em 60 minutos.PUB A comodidade surge pelo facto de ser possível proceder ao carregamento com as baterias montadas na bicicleta, nos componentes respetivos. Mas também as podemos retirar (a fixação dá-se através de um sistema de magnético) e carregá-las fora da bicicleta. O estado das baterias pode ser visualizado através de LEDs incorporados nas mesmas. A Campagnolo afirma que nas condições mais difíceis pode ser possível ter 750 kms de autonomia para cada bateria, valores apresentados tendo em conta o uso por parte de um ciclista Pro Tour… A marca confirma que para um ciclista amador a autonomia poderá andar à volta de 1.000 kms por carga. As baterias são “resistentes” às lavagens de pressão, apesar de isto ser algo que a marca não aconselha, por seguirem a norma IP69K no que diz respeito à resistência à agua. Cassete de 12x e pratos Seguramente a parte “menos” inovadora os pedaleiros, que são totalmente em carbono, claro. No pedaleiro, os pratos podem ter as relações 50-34t, 48-32t e 45-29t. As cassetes foram redesenhadas e possuem agora novos rácios, de 10-25t, 10-27t e 10-29t. “As mudanças de velocidade são mais suaves e o resultado da nova geometria e design da corrente, do andamento mais pesado de dez dentes na cassete e da desmultiplicação de 2×12 velocidades”, explica a Campagnolo. A Campagnolo explica que os pratos mais pequenos à frente são “compensados” pela desmultiplicação nova da casstete, que assegura mais proximidade e menos saltos entre cada andamento traseiro, poupando também algum peso em comparação às cassetes mais amplas. A marca garante mesmo uma cadência mais constante na pedalada. App para o smartphone Estará também disponível uma app gratuita para instalação no smartphone e que permitirá, entre outros procedimentos e ajustes, controlar e aceder às informações das baterias. Servirá para fazer atualizações e afinações, bem como para acomapnhar o histórico de utilizações. Segundo a marca, a vida útil do equipamento será alongada através de atualizações constantes por via da app. Travagem de disco Neste novo grupo também está incluído o sistema de travagem, que se divide entre os discos e as bombas de travão, sendo que estas últimas “apresentam melhorias significativas derivadas de um novo design interno”. As bombas de travão receberam um upgrade, “melhorando o feeling e o poder de travagem, ao mesmo tempo que tornam a travagem mais modular e progressiva”, explicaram os responsáveis da marca em comunicado e na apresentação virtual do sistema. Os discos destacam-se por um sistema de self-cooling, garantem, ou seja promovem mais arrefecimento na travagem, algo que deriva dos materiais usados na construção dos discos e das pinças. Possuem também um perfil patenteado “anti-corte”. A Campagnolo esclarece ainda que o ligeiro oscilar que se sente quando “travamos com a bicicleta parada” é uma folga prevista para acomodar a expansão dos discos quando estes se encontram sob travagem intensa. Mais info: www.campagnolo.com Lê também: Novas rodas Campagnolo Hyperon Ultra: espírito trepador com um toque aero Imagens: Campagnolo
Componentes Há dois novos guiadores de competição com o sistema BMC ICS Um guiador de estrada e outro de BTT, ambos sob a égide do sistema BMC ICS e desenvolvidos em colaboração com ciclistas profissionais ... Há 4 dias
Componentes Pedais Look Keo Vision têm luzes integradas e prometem aumentar 5 vezes a visibilidade [com vídeo] Têm inspiração em modelos anteriores, mas são os os primeiros pedais Look a integrarem um sistema de iluminação diretamente no corpo do pedal. Há 5 dias
Componentes Novos pneus Vittoria Corsa Pro com laterais vermelhas são homenagem a Vingegaard São uma edição especial bem colorida destes pneus Vittoria topo de gama e assinalam a vitória do ciclista dinamarquês na Vuelta 2025. Custam ... 27 de Outubro, 2025
Equipamento Novos sapatos Q36.5 Gregarius apontam à estrada e ao BTT! Os sapatos Q36.5 Gregarius Road são para o asfalto e para as longas distâncias, enquanto os Gregarius Adventure são para terrenos mistos, gravel ... 24 de Outubro, 2025
Equipamento Sapatos Northwave Celsius XT Arctic GTX para os ‘extremos’ do inverno! Novos sapatos Northwave pensados para 'combater' as condições meteológicas mais adversas. Custam 269 euros. 21 de Outubro, 2025
Woom Wow: nova bicicleta de equilíbrio para ciclistas (ainda) mais jovens! [com vídeo] 27 de Outubro, 2025
Nova Wilier Filante SLR ID.2 criada com a ajuda da equipa Groupama–FDJ [com vídeo] 24 de Outubro, 2025
5 coisas de que estamos a gostar na nova Specialized Diverge 4 Expert AXS [com vídeos] 9 de Setembro, 2025