Viana do Castelo recebeu este fim de semana 150 atletas, na descida de Padela, para o Campeonato Nacional de Downhill presented by Shimano, com os irmãos Bandeira a consagrarem-se campeões nacionais de 2023.
Gonçalo Bandeira vence pela quarta vez consecutiva o campeonato nacional de downhill, mostrando-se superior tanto na qualificação como nas descidas finais. O atleta, que já pouco corre em território nacional, conta sempre com esta prova no seu calendário, e este ano cruzou a linha de meta em 2’14”449.
José Borges (Clube BTT Matosinhos) fica 1,049 segundos, e Vasco Bica fecha o pódio, a a 1,889 segundos do vencedor.
Na prova feminina, vence a irmã de Gonçalo: Margarida Bandeira (Wildboys/Ridding Addiction), com um tempo de 3’13”147, depois do ano passado não ter marcado presença na prova.
Em segundo lugar surge Joana Nunes (Sporting Clube da Travancinha/Seia), a 27,343 segundos, e em terceiro Raquel Ferreira (Wildboys/Ridding Addiction), a 34,274 segundos.
Nas camadas mais jovens: Álvaro Pestana (Casa do Povo de Abrunheira) vence em juniores, enquanto Tiago Patrocínio e Margarida Vasconcelos (Axpo/FristBike Team/Vila do Conde) triunfam em cadetes. Afonso Soares (Bike Zone) foi o vencedor na categoria de juvenis e Rodrigo Cunha em infantis.
Classificações dos veteranos:
- Master 30: Daniel Pombo (Wildboys/Riding Addiction);
- Master 40: Jorge Afonseca (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde);
- Master 50: Rui Cruz (MCF/XDream/Município de S. Brás);
- Master 60: António Rodrigues (Casa do Povo de Abrunheira) e Sofia Pinto (Casa do Povo de Abrunheira).
A classificação por equipas foi ganha pela Casa do Povo de Abrunheira.
Mais info:
Lê também:
Imagens: Federação Portuguesa de Ciclismo