Tem nas suas fileiras nada menos do que o líder do ranking de XCO da UCI, o espanhol David Valero… E tem um “truque na manga” para triunfar nas etapas da Taça do Mundo XCO que hoje começam, pelo que refere: a BH Coloma Team está mais do que nunca a apostar no bikefitting perfeito para chegar longe…

PUB
Schwalbe Pro One Tubeless

“Uma das preocupações deste ano é dar mais relevância dos estudos de biomecânica, e com o apoio dos processos de bikefitting da Shimano”, explica a própria equipa, com a Shimano a subscrever. E tanto assim é que a BH Coloma Team poderá ser a primeira equipa profissional de XCO a contar com os serviços de um biomecânico de bikfit, Javier Rico Cabezuelos, aka Pele.

O que procura a equipa com estas melhorias e preocupações? “Melhorar a saúde e o conforto dos atletas, e assim elevar a performance dos mesmos, através da afinação das posições do guiador, do selim, dos pedais, dos cranques…”, explicam. Tudo o que influencie a postura e posição do ciclista em cima da bicicleta.

Nos estudos estes profissionais escutaram os atletas, verificaram a sua eficiência na pedalada e fizeram alterações e ajustes em tempo real para encontrar o “cenário” perfeito da relação entre o ciclista e a bicicleta, tal como explica o próprio responsável pelo processo e por estes trabalhos junto da equipa.

PUB
Specialized Levo

Primeiro tiraram as medidas antropométricas aos ciclistas, depois observaram através de captação de vídeo todo o seu movimento e desempenho. Com os dados resultantes houve lugar aos ajustes necessários e ao reposicionamento de todos os componentes da bicicleta cuja afinação pode resultar na posição ideal. “O segredo está em sentirem-se bem na bicicleta”, garante Pele.

David Valero, a “estrela” da equipa (que na Taça do Mundo de 2022 deu luta a Schurter até á última etapa…), foi um dos corredores que esteve no epicentro destes estudos e processos assegurados e implementados com o apoio da Shimano.

Esta plataforma de bikefitting da Shimano permite encontrar o tamanho certo da bicicleta até fazer todo um completo estudo biomecânico de cada pessoa, isto em três níveis de apreciação. A dar apoio estão soluções informáticas de vanguarda, dizem, que ajudam a implementar melhorias consoante o resultado da ação de algoritmos e da análise das estatísticas recolhidas nas provas.

PUB
Prototype

E diz a Shimano que nem só os profissionais têm a ganhar com este tipo de análise e ajuste, pois também os amadores e entusiastas do BTT e ciclismo de estrada decerto pretendem sentir-se melhor a pedalar, prevenindo e evitando lesões.

Mais info:

Lê também:

A BH Lynx Race ‘especial’ de David Valero para o Cape Epic 2023!

Também vais gostar destes!