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Partilha!Tweet No teste a esta 'máquina' de estrada ficámos surpreendidos pela sua versatilidade em terrenos de gravel, se a prepararmos para isso. Então fomos também à procura de modelos de outras marcas que podem concorrer com a Trek Domane SLR 7 neste tipo de uso alternativo. Não se trata propriamente de um tipo de bicicleta de estrada com “prioridade” no catálogo das marcas, mas, pouco a pouco, estes modelos mais endurance e adequadas para granfondos têm o seu espaço próprio. É o caso da Trek Domane SLR 7 AXS 2023, que ainda para mais é um excelente exemplo no segmento.PUB E isto porque surpreende pela versatilidade: podemos trocar-lhe os pneus para gravel (o ideal é ter umas rodas suplentes sempre a postos…) e “atacar” os estradões a velocidades bastante superiores ao que fazemos com uma BTT. Ou até com uma gravel… Mas atenção que estas bicicletas, uma vez instalados pneus do género, não pretendem substituir as gravel. O objetivo é serem boas bicicletas de estrada e ao mesmo tempo serem opção para andar fora de estrada. Uma espécie de dois em um. Depois de andarmos com a Trek Domane SLR 7 AXS (9.799 euros) em ambos os “ambientes”, e de termos ficado surpreendidos pela positiva, eis que pesquisámos por alternativas que podem com ela rivalizar, de certa forma. Entre vários modelos possíveis de figurarem aqui, juntámos nesta mão-cheia as BMC Roadmachine X ONE, Cannondale Synapse Carbon 1 RLE, Canyon Endurace CF SLX 9 Di2 e Specialized Roubaix Pro: BMC Roadmachine X One (6.499 €) A BMC Roadmachine apresenta a mesma “vocação” para terrenos de gravel que a Trek Domane, podemos afirmar isso sem problemas. E em breve teremos um teste a este modelo (com rodas e pneus de gravel) para confirmar este facto.PUB E note-se que não se trata de um modelo de gravel, também, pois é uma bicicleta de estrada do tipo endurance. A questão é que depois olhamos com mais atenção e está ali uma transmissão Sram Force AXS monoprato, pneus de 32 mm (assentes numas boas rodas CRD 321 Carbon) e o avanço com micro-suspensão ICS MTT da marca. Também encontramos espalhados pelo quadro pontos de montagem para bolsas e grades de bidon extra. Quadro: Premium Carbon // Transmissão: Sram Force AXS 1x (prato 44d – cassete 10/44d) // Travões: Sram Force AXS // Rodas: CRD 321 Carbon 35 mm // Pneus: WTB Expanse 700×32 // Guiador: BMC RAB 02 // Selim: Fizik Terra Argo X3 Mais info: BMC Roadmachine X ONEPUB Cannondale Synapse Carbon 1 RLE (8.999 €) Esta Synapse é outro modelo perfeitamente granfondo, passamos a expressão: geometria cómoda e equilibrada, à partida, pneus de 30 mm (com espaço para serem de até 35 mm)… A isto junta-se o sistema SmartSense, que incorpora luzes e um radar traseiro, o que permite de certa forma rolarmos mais tranquilos. No lote de equipamento destaca-se o conjunto Shimano Dura-Ace Di2, as rodas HollowGram 45 SL KNØT e o espigão HollowGram com a tecnologia SAVE da Cannondale. Quadro: Fibra de carbono // Transmissão: Shimano Dura-Ace Di2 (pratos 50 /34d – cassete 11/34d) // Travões: Shimano Dura-Ace // Rodas: HollowGram 45 SL KNØT 45 mm // Pneus: Vittoria Corsa 700×30 // Guiador: HollowGram SAVE SystemBar Carbon // Selim: Fizik Tempo Argo R3 Mais info: Cannondale Synapse Carbon 1 RLE Canyon Endurace CF SLX 9 Di2 (6.949 €) Pelo preço e pela abordagem ao tipo de uso, este modelo podia não ser tido como um rival à Trek Domane. Mas o patamar de equipamento e a possibilidade de instalar pneus de até 32 mm fazem desta bicicleta uma opção a ter em conta para os percursos naqueles longos estradões, alguns deles em muito mau estado! PUB Para isso ajuda o espigão VCLS em carbono, o peso de 6,88 kg), a transmissão Shimano Dura Ace Di2 com cranques Aldhu24 (e potenciómetro Rotor) e as rodas DT Swiss ERC 1100. Pela lista de especificações, contudo, parece-nos que esta Canyon não terá um comportamento tão apurado em offroad quanto a Trek Domane. Quadro: Fibra de carbono CF SLX // Transmissão: Shimano Dura-Ace Di2 com potenciómetro Rotor Inspider (pratos 52 /36d – cassete 11/34d) // Travões: Shimano Dura-Ace com discos XTR // Rodas: DT Swiss ERC 1100 45 mm // Pneus: Schwalbe Pro One TLE 700×30 // Guiador: Canyon H31 Ergocockpit CF // Selim: Fizik Antares Versus R1 Mais info: Canyon Endurace CF SLX 9 Di2 Lapierre Pulsium SAT 6.0 AXS (4.399 €) O preço fica muito mais abaixo, sendo que em destaque no quadro desta Lapierre está o sistema de “filtragem” de vibrações S.A.T.: um elastómero incorporado na ligação dos tubos que “tenta” amortecer o mais possível à passagem em caminhos em piores condições. Mas atenção que este modelo não tem qualquer vocação gravel, até porque traz pneus de estrada, naturalmente. A geometria acompanha o trabalho do sistema S.A.T., tentando dar mais conforto, enquanto no lote de material está em destaque a transmissão Sram Rival AXS. O resto está à imagem do preço da bicicleta. Quadro: Fibra de carbono // Transmissão: Sram Rival AXS (pratos 46 /33d – cassete 10/36d) // Travões: Sram Rival AXS // Rodas: DT Swiss ER1600 Spline 32 mm // Pneus: Schwalbe One Raceguard 700×28 // Guiador: Lapierre Alloy // Selim: Fizik Aliante R5 Mais info: Lapierre Pulsium SAT 6.0 AXS Specialized Roubaix Pro (8.100 €) Esta Specialized dispensa apresentações e o próprio nome “denuncia” desde logo ao que a bicicleta se propõe. Está presente na direção o sistema de amortecimento (micro-suspensão) Future Shock 2.0, com 20 mm de curso, e também um espigão com design D-Shape (o S-Works Pave) para acrescentar um pouco mais de “flexibilidade” a toda a estrutura. De origem encontramos uns pneus 700×30 instalados nas rodas de carbono Roval Alpinist CL 33), opções em bom nível, enquanto a transmissão é precisamente a mesma da Trek Domane SLR 7, é a polivalente Sram Force AXS. Quadro: Fibra de carbono Fact 10R com Future Shock 2.0 // Transmissão: Sram Force AXS (pratos 46/33d – cassete 10/36d) // Travões: Sram Force AXS // Rodas: Roval Alpinist Carbon 33 mm // Pneus: Specialized Turbo Pro 700×30 // Guiador: S-Works Carbon Hover Drop // Selim: Body Geometry Power Pro Mais info: Specialized Roubaix Pro Também vais querer ler… Teste GoRide.pt: Trek Domane SLR 7 AXS Gen 4 2023 [com vídeos] Artigo redigido por José Escotto e editado por Jorge Lopes. Caso detetes algum erro ou tenhas informação adicional que enriqueça este conteúdo, por favor entra em contacto connosco através deste formulário.
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