João Almeida garantiu a terceira posição na Volta à Catalunha, ganha por Primoz Roglic (Jumbo-Visma), após a última etapa, no tradicional circuito de Monjuic. O esloveno da Jumbo-Visma superiorizou-se por apenas seis segundos ao belga Remco Evenepoel (Soudal-Quick Step).
O português da UAE Emirates fechou o pódio, a 2.11 minutos do vencedor da corrida catalã.

Na derradeira etapa, com seis subidas à colina de Montjuic, Roglic perdeu quatro dos dez segundos de vantagem que o separavam de Evenepoel à partida, correspondentes à diferença entre bonificações pela vitória (10 segundos) e o segundo lugar (6). No último dia, Almeida foi 21.º classificado, terminando integrado no primeiro grupo perseguidor, a 58 segundos daquele duo.
⚔️ Una duel memorable fins al darrer metre!
🤯 @rogla ↔️ @EvenepoelRemco⚔️ ¡Un duelo memorable hasta el último metro!
🤯 @rogla ↔️ @EvenepoelRemco⚔️ A memorable duel until the last meter!
🤯 @rogla ↔️ @EvenepoelRemco #VoltaCatalunya102@soudalquickstep @JumboVismaRoad pic.twitter.com/lJkXOp1mW0— Volta a Catalunya (@VoltaCatalunya) March 26, 2023
Evenepoel acabou por se impor no sprint final, imediatamente à frente de Roglic, que conseguiu o seu primeiro triunfo na Volta à Catalunha, duas semanas depois de ter vencido a Tirreno-Adriático, prova na qual João Almeida foi segundo.
📹Torna a viure l'últim quilòmetre de la #VoltaCatalunya102. Una nova exhibició de 🇧🇪@EvenepoelRemco i 🇸🇮 @rogla
📹Vuelve a disfrutar el último kilómetro de la #VoltaCatalunya102. Una nueva exhibición de @EvenepoelRemco y @rogla
📹Relive the last km of #VoltaCatalunya102 pic.twitter.com/FTf2Xl4CGQ
— Volta a Catalunya (@VoltaCatalunya) March 26, 2023
Ivo Oliveira, companheiro de Almeida na UAE Emirates, cruzou a meta no 128.º posto, a 11.39 minutos de Remco Evenepoel e fecha a competição na 130.ª posição, a 1:33.08 horas de Roglic.
“Foram sete dias difíceis, mas tive pernas, estou feliz por acrescentar o nome à lista de vencedores desta prova histórica”, afirmou Roglic, que voltará a “bater-se” com o belga, campeão do mundo de fundo, na Volta a Itália, entre 6 e 28 de maio.
Remco Evenepoel, que venceu a classificação da montanha e da juventude, disse estar consciente de que “seria difícil vencer”, mas acrescentou: “foi uma boa batalha, estou feliz com a minha semana”.
Classificações:
Também vais querer ler…
Imagens: Volta à Catalunha Twitter



