Daniel Martínez venceu a 49.ª edição da Volta ao Algarve ao ser quarto no contrarrelógio individual, na quinta e última etapa, ganho pelo suíço Stefan Kung (Groupama-FDJ), o mais rápido num percurso técnico de 24,4 quilómetros em Lagoa.

PUB
KTM Macina Kapoho Master

O colombiano da INEOS Grenadiers fez o quarto melhor tempo do dia, com mais 16 segundos do que o suíço Kung. O francês Rémi Cavagna (Soudal-QuickStep) foi segundo na etapa, a quatro segundos do vencedor, e o italiano Filippo Ganna (INEOS), terceiro, a 10 segundos.

“Eu gosto muito desta corrida. A Volta ao Algarve é a corrida perfeita para começar a temporada. Tenho excelentes memórias deste contrarrelógio, sabia à partida que me era favorável e estou feliz por conquistar esta vitória, que também é a primeira desta época para a Groupama-FDJ”, disse o vencedor da etapa, Stefan Kung,

Nas contas da geral, Daniel Martinez ficou dois segundos à frente do recordista da Hora Filippo Ganna, seu companheiro de equipa, no segundo lugar, com o belga Ilan Van Wilder (Soudal Quick-Step) no terceiro posto, a 15 segundo do camisola amarela.

“Esta manhã, todos na equipa sabiam que o Filippo [Ganna] era o favorito número um para vencer a geral. É verdade que, dia após dia, sentia-me melhor, mas esta vitória foi para mim algo surpreendente. Normalmente, a nossa estratégia, numa corrida com estas características, é corrermos para o Filippo, um especialista de contrarrelógio. Hoje foi diferente, as minhas pernas também estavam fortes. E conseguimos vencer”, afirmou Daniel Martínez.

O colombiano, que tinha sido terceiro na ‘Algarvia’ em 2022, sucede ao belga Remco Evenepoel, vencedor da corrida no ano passado pela segunda vez, após uma primeira conquista em 2020.

PUB
Beeq E-Bikes

João Almeida (UAE Emirates) desiludiu neste último dia da corrida, terminando a etapa apenas com o 13.º melhor tempo, a 1.12 minutos de Stefan Kung, e caiu três lugares na geral, para o sexto a 40 segundos. Ainda assim, o corredor de A-dos-Francos foi o melhor português na prova, à frente de Rui Costa (10.º a 1.06 m), mas cujas características da prova algarvia não lhe é tanto de feição do que a João Almeida.

O britânico Tom Pidcock (INEOS Grenadiers), camisola amarela à partida para este contrarrelógio, não foi além da 19.ª posição, a 1.17 do mais rápido – prejudicado por uma saída de estrada sem queda – e baixou ao 7.º lugar, a 48 segundos do seu companheiro de equipa Daniel Martinez.

Classificações:

Imagens: FPC e INEOS Grenadiers Twitter

Também vais quer ler…

Volta à Andaluzia: Omar Fraile rouba o pleno à Emirates

Também vais gostar destes!