Por cá, a pista vai ter uma longa paragem até junho, quando for retomada a Taça de Portugal. Porém, no último sábado, ainda houve emoções fortes no Velódromo de Sangalhos. Iúri Leitão juntou mais umas vitórias ao palmarés nesta vertente, nas provas de resistência, com o italiano Mattia Predomo a estar também em destaque no Troféu Sunlive, mas nas provas de velocidade.

PUB
TrekFest 2024

Iúri Leitão, em representação da seleção nacional, quase que dominou o omnium. Quase porque até foi Rodrigo Caixas quem começou melhor, ao vencer a prova de scratch. Porém, as restantes disciplinas que compõem o omnium não correram tão bem ao jovem da Credibom-LA Alumínios-Marcos Car.

Leitão venceu a corrida tempo e a eliminação, entrando para a derradeira prova, a corrida por pontos na liderança. O sub-23 de primeiro ano João Martins (Rádio Popular-Paredes-Boavista) era o seu principal adversário, mas também ele acabaria por ter uma prova para esquecer: zero pontos somados.

Duas voltas, mais pontos somados em quatro sprints e Iúri Leitão deixou uma demonstração de superioridade. Venceu com 174 pontos, com Caixas a ser segundo, com 140, sendo autor de uma excelente recuperação, que lhe permitiu subir quatro posições. Diogo Narciso (seleção nacional) foi terceiro, com 124 pontos.

Narciso juntou-se a Iúri Leitão para o madison e a dupla venceu com 97 pontos, resultado de duas voltas de avanço e o de terem pontuado em 11 dos 12 sprints. Em segundo ficaram Rodrigo Caixas e Daniel Dias (45) e em terceiro os italianos Samuel Quaranta e Niccolo Galli (40).

PUB
Prototype

No omnium feminino não houve participantes portuguesas. Venceu a grega Argiro Milaki (134 pontos), seguindo-se Margarita Misyurina, do Uzbesquistão, que na derradeira prova, a corrida por pontos, saltou da sétima para a segunda posição (131). A espanhola Isabel Ferreres (126) fechou o pódio.

Ferreres fez melhor no madison juntamente com Ainara Albert. A dupla espanhola somou 39 pontos, apenas mais um que as ciclistas do Uzbesquistão, Nafosat Kozieva e Margarita Misyurina. As austríacas Verena Eberhardt e Kathrin Schweinberger somaram 29 pontos, alcançando assim a terceira posição.

Quanto às provas de velocidade, Mattia Predomo já havia demonstrado no Velódromo de Sangalhos que é um caso sério de sucesso nos Europeus de junho de sub-23.

PUB
Orbea Genius Dealers

O italiano venceu novamente no keirin e na velocidade. Nesta prova, Predomo resolveu a questão em duas mangas, batendo o israelita Mikhail Yakovlev (IPT Track Trade Team). O sul-africano Jean Spies (Gig/South Africa/Rule) ficou na terceira posição. No keirin, Predomo bateu o grego Sotirios Bretas e o seu compatriota Stefano Moro.

Classificações completas do Troféu Sunlive:

Também vais querer ler…

Portugueses conquistam várias medalhas no Troféu Internacional Artur Lopes

Fotografias: Federação Portuguesa de Ciclismo

Também vais gostar destes!