De 30 de abril a 5 de maio de 2023, todas as atenções do mundo do BTT internacional vão estar centradas no norte de África, mais concretamente em no deserto de Marrocos e num evento muito especial: a edição de 2023 do ŠKODA Titan Desert Marrocos!

PUB
Equipamentos GSG

Não escondemos aqui no GoRide o nosso especial carinho por este evento e temos todo o gosto em fazer parte do lote de meios de comunicação associados a todas as provas Titan Desert, tal como fazemos com várias provas do género em Portugal.

Ora, as inscrições para a próxima aventura Titan Desert Marrocos estão abertas, como já por aqui informámos, e quem está interessado em participar no desafio pode desde já reservar o seu lugar. E também começar a treinar, pois também já se sabe que o Titan Desert não é “pêra doce”!

Nas palavras da organização, a edição de 2023 “promete mais montanha que a aventura do ano passado, na essência do Titan nada muda”. O percurso de cada etapa será revelado em breve, mas já há uma estimativa de distância e acumulado: mais de 600 km ao todo de 6.000 D+.

Entretanto, espreita o vídeo oficial acima e atenta em algo bastante interessante: as cinco principais razões para participar no ŠKODA Titan Desert Marrocos 2023.

1. A experiência

Como referimos, são mais de 600 kms e mais de 6.000 D+ de acumulado ao longo de seis dias dias (e seis noites). E isto em etapas em pleno deserto de Marrocos, sendo que na edição de 2022 as temperaturas andaram sempre bem acima dos 40 graus.

PUB
MMR Simun

Soa-te ou não a desafio? Tal como muitas outras provas de BTT por etapa de renome na Europa, o ŠKODA Titan Desert não “brinca em serviço”. É efetivamente um desafio que é colocado à tua forma física, à tua capacidade psicológica, ao teu treino até lá, ao que é possível fazeres em cima de uma bicicleta.

Quer andes depressa e em buscas da melhor classificação possível, quer tenhas como objetivo apenas terminar a prova, esta é sempre uma experiência que marca a vida de quem pratica BTT e tem a oportunidade de ir a Marrocos. De ser um Titan… E falamos por experiência própria, pois Nuno Margaça, da GoRide Team, já participou no ŠKODA Titan Desert Marrocos por dez vezes…

2. A paisagem, a ‘magia’ do deserto…

Apesar da dureza que pode existir em cada etapa, é certo que a maior parte do tempo vais andar a rolar, seja em estradões, seja em single tracks. Mas tudo se passa num background difícil de ignorar, por mais embrenhados que estejamos no percorrer dos kms: o deserto de Marrocos.

PUB
Equipamentos GSG

Paisagens deslumbrantes, o nascer e o por do sol no norte de África, os oásis no meio da areia que quase parecem miragens… Toda a envolvente desta etapas é fantástica e merece a pena que paremos por momentos para a apreciar devidamente.

E não esquecer que isto tudo está a um pequeno passo da cidade, da civilização, o que ajuda a que a prova seja perfeitamente segura caso seja necessário receber assistência médica por alguma razão.

3. O convívio no acampamento

Todas as noites são passadas no acampamento que a organização do ŠKODA Titan Desert Marrocos monta onde for necessário e em função dos locais de início e fim de cada etapa (o percurso será divulgado em breve).

Isto significa que todos os participantes ficam “hospedados” num amplo e confortável espaço de contacto e convívio. É a oportunidade perfeita para conviver com amigos, ficar a conhecer pessoas novas, encontrar quem connosco partilha o gosto pelo magnífico desporto que é o BTT.

E não se pense que não existem condições para passar as noites, fazer refeições ou tratar da higiene. A organização acautela tudo com todo o cuidado.

PUB
Equipamentos GSG

4. Tratam de tudo por ti…

Por falar em tratar de tudo, aqui há outro ponto importante: tens apenas de garantir a viagem de ida e volta para Marrocos. De resto, está tudo incluído no valor da inscrição no ŠKODA Titan Desert Marrocos 2023.

Seguros desportivos, alimentação, estadias, fotografias, vídeos, transportes da bicicleta, eventuais transfers de e para os locais de partida e chegada das etapas. Não precisas preocupar-te com rigoramente nada (mas convém ler com atenção todas as informações e o regulamento, para saberes ao certo com o que podes contar, certo?).

5. Correr com os ‘prós’

Konny e Vera Looser, Anna Ramírez, Ariadna Ródenas e… David Valero. São tantos os nomes que podes encontrar ao participares num Titan. Como as inscrições ainda decorrem (podes usar o link abaixo para te garantires já o teu lugar…), ainda não se sabe ao certo quem estará em prova na edição de 2023 da prova.

Mas uma coisa é certa: além das várias centenas de atletas que ali estão para dar o seu melhor, para alcançar o melhor lugar possível e para conseguir terminar todas as etapas, há vários profissionais (e até antigos ciclistas profissionais, também) que podes encontrar à noite no acampamento, na fila para a refeição ou para o duche. Andam todos por lá!

Mais info e inscrições:

Também vais querer ler…

ŠKODA Titan Desert Morocco 2023: inscrições abertas! [com vídeo]

 

Também vais gostar destes!