Duas vitórias consecutivas para Tomás Contte. Tem sido uma época difícil para a equipa algarvia, mas a Aviludo-Louletano-Loulé Concelho consegue no Grande Prémio Jornal de Notícias triunfos muito importantes.
Com a época em Portugal a aproximar-se do fim, Contte mostra-se em boa forma, sendo novamente o mais forte ao sprint. O final desta quinta etapa foi disputado por um grupo reduzido de ciclistas.
A fuga de Vicente García de Mateos (Aviludo-Louletano-Loulé Concelho) e Luís Fernandes (Rádio Popular-Paredes-Boavista) nunca ganhou muita vantagem numa tirada que começou e acabou em Viana do Castelo (139,6 quilómetros).
Pouco depois da passagem pelo único prémio da montanha do dia, em São Bento (segunda categoria), a dupla foi apanhada sendo então 16 ciclistas a deixarem o pelotão para trás. No grupo estavam muitos dos candidatos à geral e Tomás Contte conseguiu ficar na frente da corrida, de olhos postos em nova vitória de etapa.
A constituição do grupo foi: Joaquim Silva, Henrique Casimiro e Rafael Silva (Efapel), Maurício Moreira, António Carvalho, Frederico Figueiredo e Fábio Costa (Glassdrive-Q8-Anicolor), Luís Fernandes, Hugo Nunes e Vicente Hernaiz (Rádio Popular-Paredes-Boavista), Vicente García de Mateos, José Mendes e Tomás Contte (Aviludo-Louletano-Loulé Concelho), Álvaro Trueba (Atum General-Tavira- AP Maria Nova Hotel), Bruno Silva (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados) e Francisco Penuela (Drone Hopper/GSport/Grupo Tormo).
Estes corredores conseguiram uma vantagem que não chegou a um minuto, mas foi suficiente para que a discussão fosse entre eles. Contte bateu Rafael Silva e Fábio Costa, segundo e terceiro na meta, respetivamente.
“Foi um ano complicado pessoalmente e para a equipa. Aconteceram muitas coisas”, disse o argentino, muito feliz pela segunda vitória consecutiva no GP Jornal de Notícias.
Contte agradeceu o trabalho da equipa, com De Mateos e José Mendes a ajudarem o companheiro a ficar em posição de disputar o sprint final.
A sexta etapa, este sábado partirá e terá meta em Valongo, com 132,7 quilómetros de distância.
Na classificação geral ficou tudo na mesma, com Mauricio Moreira a continuar com 28 segundos de vantagem sobre o companheiro da Glassdrive-Q8-Anicolor, António Carvalho, e 56 sobre Joaquim Silva (Efapel Cycling), vencedor da edição de 2021.
Henrique Casimiro (Efapel Cycling) lidera a classificação da montanha, Francisco Morais (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados) as metas volantes, César Fonte (Kelly-Simoldes-UDO) as metas autarquias, André Ramalho (L.A.Alumínios-Credibom-MarcosCar) os sprints e Francisco Peñuela (Droppe Hopper/GSport/Grupo Tormo) continua como o melhor entre os ciclistas das equipas amadoras.
No entanto, nesta quinta etapa o ciclista espanhol passou também a liderar a juventude. A Glassdrive-Q8-Anicolor continua em primeiro por equipas.
Classificações completas:
Fotografia: Igor Martins/Global Imagens via Federação Portuguesa de Ciclismo
Também vais querer ler…
António Morgado vence 16.ª Volta a Portugal de Juniores [com vídeo]



