O Grande Prémio Jornal de Notícias teve um dia com dupla jornada. A Efapel Cycling e a Aviludo-Louletano-Loulé Concelho tiveram razões para sorrir depois do domínio inicial na corrida da Glassdrive-Q8-Anicolor. Principalmente a equipa algarvia, que conquistou a primeira vitória da temporada.

PUB
TrekFest 2024

A terceira e quarta etapa disputaram-se esta quinta-feira. Da parte da manhã percorreram-se 56,3 quilómetros entre Porto e Ovar, mais precisamente a praia do Furadouro.

Após a partida, rapidamente se formou uma fuga numerosa: Gaspar Gonçalves (Efapel Cycling), Márcio Barbosa (ABTF Betão-Feirense), Luís Fernandes (Rádio Popular-Paredes-Boavista), António Ferreira (Kelly-Simoldes-UDO), Nuno Meireles (Aviludo-Louletano-Loulé Concelho), Válter Pereira (Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel), Francisco Morais (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), André Ramalho (LA-Alumínios-Credibom-MarcosCar), Pedro Crispim (Fortunna-Maia) e Carlos Callazos (Drone Hopper-GSport-Grupo Tormo).

Chegou a ter mais de um minuto de vantagem e só a cerca de 20 quilómetros da meta a diferença para o pelotão começou a diminuir. Gaspar Gonçalves nunca baixou o ritmo e conseguiu mesmo afastar-se um pouco dos companheiros de fuga.

Tal valeu-lhe a vitória na terceira etapa do GP Jornal de Notícias, com três segundos de vantagem sobre António Ferreira e Luís Fernandes.

Quarta etapa

Da parte da tarde foram 66,5 quilómetros entre a praia do Furadouro e Águeda. Percurso maioritariamente plano, o que proporcionou uma média de quase 48 quilómetros/hora.

PUB
Specialized Levo

Apesar das tentativas de fuga, a equipa do líder, Maurico Moreira, não deixou que uma singrasse. A Glassdrive-Q8-Anicolor procurava mais uma vitória depois de ter ganho nos três primeiros dias, mas Fábio Costa e Luís Mendonça (Glassdrive-Q8-Anicolor) tiveram de se contentar com o segundo e terceiro lugar.

O argentino Tomás Contte antecipou-se no lançamento do sprint e não mais foi alcançado. Um triunfo muito importante para a Aviludo-Louletano-Loulé Concelho que já havia conquistado classificações secundárias, mas faltava-lhe um triunfo em grande.

A quinta etapa, esta sexta-feira, terá 139,6 quilómetros, com partida (às 12h00) e a chegada em Viana do Castelo.

Classificação geral

Tudo na mesma. Nenhuma das duas etapas mexeu com os lugares cimeiros. Mauricio Moreira mantém-se na primeira posição com 28 segundos de vantagem sobre o companheiro da Glassdrive-Q8-Anicolor, António Carvalho.

PUB
Specialized Levo

O vencedor da corrida em 2021, Joaquim Silva (Efapel Cycling), está em terceiro, a 56.

Nas restantes classificações Henrique Casimiro (Efapel Cycling) lidera a geral da montanha, Francisco Morais (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados) na geral das metas volantes, Afonso Silva (Kelly-Simoldes-UDO) na juventude, César Fonte (Kelly-Simoldes-UDO) nas metas autarquias, André Ramalho (L.A.Alumínios-Credibom-MarcosCar) nos sprints e Francisco Penuela (Droppe Hopper/GSport/Grupo Tormo) é o melhor entre os ciclistas das equipas amadoras. A Glassdrive-Q8-Anicolor continua na liderança por equipas.

Classificações completas:

Fotografias: Igor Martins/Global Imagens via Federação Portuguesa de Ciclismo

Também vais gostar destes!