Entrevista | Cândido Barbosa: ‘Sinto-me capaz de desenvolver e pôr o ciclismo no patamar que todos nós queremos ver.’ 22 de Abril, 2024
Sea Otter Europe 2023: ‘O sector do ciclismo europeu procurava um festival deste estilo.’ 8 de Julho, 2023
Entrevista GoRide | Joaquim Silva: ‘É motivador chegar a provas internacionais e conseguir andar com os melhores’ 11 de Março, 2023
Partilha!Tweet O espigão telescópico está a aparecer em categorias em que é pouco habitual, como o gravel, por exemplo. Eis as vantagens e as desvantagens. Porque não debatermos um pouco o uso de espigão telescópico em bicicletas de gravel? Este componente começa aos poucos a aparecer nesta categoria do ciclismo, apesar de registar-se ainda uma relativa escassez na oferta disponível para instalar em separado, em jeito de upgrade.PUB Será efetivamente útil/necessário poder “baixar” o selim em descidas feitas em trilhos e com uma bicicleta de gravel? O espigão telescópico já provou a sua utilidade numa bike de BTT, certamente, basta olharmos para os modelos que são usados em competições de XCO. Novo espigão Enve G-Series para bicicletas de gravel. No entanto, nos anos mais recentes temos vindo a perceber que vários fabricantes de componentes estão a desenvolver espigões telescópicos para gravel. Visto que o número de praticantes de gravel continuar a crescer, torna-se fácil perceber a razão do investimento feito pelas marcas neste segmento. O Enve G-Series em ação… … com 40 mm de curso. Sob a nossa perspetiva e experiência em gravel, vamos tentar listar por aqui algumas vantagens e desvantagens do uso deste componente no gravel. Se estás na dúvida se deves ou não instalar um, esperamos poder ajudar… Vantagens do espigão telescópico no gravel O espigão telescópico foi desenvolvido para dar uma maior liberdade de movimentos nas descidas complicadas, fazendo baixar o selim vários mm com a ajuda de um comando no guiador. Pode baixar de 80 mm, algo muito normal no XC, até um curso bem mais extenso.PUB Espigão telescópico Cannondale DownLow Dropper Post com 80 mm. Mas os modelos que atualmente estão a ser lançados para a categoria de gravel partem dos 40 mm, aproximadamente, chegando aos 100 mm, eventualmente, ainda que este curso não seja o mais habitual. O objetivo é termos mas espaço para posicionarmos o corpo a descer, mais especificamente o rabo, até encontrarmos uma postura que nos dê mais conforto e um domínio pleno nas descidas mais complicadas. É um componente que também eleva os índices de segurança. Desvantagens do espigão telescópico no gravel Sob o nosso ponto de vista, o aumento de peso trazido pela utilização dos espigões telescópicos é um dos grandes inconvenientes, pois a leveza nestas bicicletas tem sido (e continua ser) um factor determinante para apresentarem boas acelerações. Ora, o comando do espigão pode rondar os 70-80 gramas; o próprio espigão outros 350-450 gramas (dependendo dos modelos). Não é um peso por aí além, mas convém lembrar que um bom espigão “normal” em carbono (mais barato que um telescópico) pode rondar os 170 gramas…PUB Cannondale Topstone Carbon Lefty com espigão telescópico. Por outro lado, o preço das bicicletas que têm de série este componente aumentará não só pela presença do próprio componente como também pela necessidade de acrescentar ao quadro mais um canal para a passagem do cabo. Se pensares em instalar um na tua bicicleta atual, poderás encontrar o problema de a mesma não ter espaço livre para fazer passar o cabo, aliás… Além disso, este é outro componente que acrescenta mais horas de manutenção. Conclusão… Este tipo de discussão e escolha depende sempre do modo como abordamos a prática do ciclismo, neste caso do gravel. Por vezes são criadas necessidades onde elas não existiam, por exemplo. Pode não ser o caso do uso do espigão telescópico no gravel, pois, tal como no BTT, podem aparecer pelo caminho uma ou outra descida mais técnica… O espigão telescópico vai além da estética, tem efetivamente uma utilidade ao nível da condução da bicicleta: mais segurança, mais controlo… Isso compensa o investimento? Depende o tipo de trilhos que percorremos. No nosso caso, achamos que não vale a pena este upgrade, ainda para mais quando os cursos são tão curtos… Specialized Diverge com espigão telescópico. Ao analisares as voltas de gravel que dás depressa perceberás se faz ou não sentido optar por esta alteração na bicicleta. Por outro lado, se és um dos puristas do gravel, esquecerás desde logo a ideia, pois montar componentes típicos do BTT poderá começar a “roubar” a essência ao gravel… Também vais querer ler… Em discussão: usar espigão telescópico, vantagens e desvantagens?PUB Imagens: Fotos: Cannondale // ENVE // Specialized
Componentes Pedais Time com gamas de BTT e estrada renovadas Toda a oferta de pedais Time foi atualizada recentemente: modelos para bicicletas de estrada e para o BTT em todas as vertentes, do ... Por GoRideHá 13 horas
Especiais GP Internacional Beiras e Serra da Estrela: etapas, equipas e antevisão O GP Internacional Beiras e Serra da Estrela arranca hoje em Trancoso para três dias de competição que passam pela Serra da Estrela. Por GoRideHá 5 dias
Especiais Volta a Itália 2024: antevisão, candidatos, equipas e todas as etapas! A Volta a Itália arranca já amanhã. E aqui podes ficar a saber tudo sobre a prova, incluíndo os seis ciclistas que consideramos ... Por GoRideHá 5 dias
Bikes Nova Cervélo Áspero 2025: por um gravel mais rápido! As várias versões da nova Cervélo Áspero aliam a performance que já conhecemos a conjuntos de componentes atualizados. Fica a conhecê-las! Por GoRide30 de Abril, 2024
Componentes Novo pneu Hutchinson Blackbird: promessa de mais performance e velocidade [com vídeo] A marca fala de um aumento de até 4.000 km na vida útil neste pneu Hutchinson Blackbird, que chega com versões para câmara ... Por GoRide29 de Abril, 2024
Entrevista | Cândido Barbosa: ‘Sinto-me capaz de desenvolver e pôr o ciclismo no patamar que todos nós queremos ver.’ 22 de Abril, 2024
Sea Otter Europe 2023: ‘O sector do ciclismo europeu procurava um festival deste estilo.’ 8 de Julho, 2023
Entrevista GoRide | Joaquim Silva: ‘É motivador chegar a provas internacionais e conseguir andar com os melhores’ 11 de Março, 2023