O Campeonato da Europa de Estrada decorreu este fim de semana cá em Portugal, em Anadia, e teve a participação de vários atletas juniores e sub-23 portugueses em competição. Foram 19 os atletas lusos a defenderem as cores nacionais e aqui fica um resumo dos nossos resultados!

PUB
Giant TCR 2024

Os primeiros a irem a prova foram António Morgado, Gonçalo Tavares e Mariana Líbano, nas corridas de contrarrelógio individual de sub-19. António Morgado conseguiu fazer os 22 km de prova em 29m20s, terminando assim em 9º lugar. Foi a melhor participação portuguesa.

Já Gonçalo Tavares terminou em 16º, melhorando o resultado que havia conseguido no Europeu anterior (19º lugar). Já Mariana Líbano acabou por ter uma prova azarada, com um problema mecânico nas mudanças da bicicleta logo no segundo quilómetro de prova, o que permitiu conseguir apenas o 34º lugar.

Campeonato da Europa de Estrada 2022 - Contrarrelógios Sub-19

Durante o mesmo dia, mas à tarde, foi a vez da categoria sub-23, com as participações de Daniela Campos, Beatriz Pereira e Pedro Andrade. A melhor prestação foi de Daniela Campos, que conseguiu terminar a prova no 16º lugar, oito posições à frente da compatriota Beatriz Pereira. Pedro Andrade terminou na 32ª posição no setor masculino.

Campeonato da Europa de Estrada 2022 - Contrarrelógios Sub-23
PUB
TrekFest 2024

No segundo dia, foi a vez da disciplina de contrarrelógio misto, com as participações portuguesas de Tiago Nunes, Rúben Rodrigues, Íris Chaga e Inês Santos pelos sub-19, e de António Ferreira, Pedro Pinto, Sofia Gomes e Beatriz Roxo nos sub-23.

A participação da equipa portuguesa de sub-19 terminou com um 11º lugar, com um tempo de 1h08m09s, e a de sub-23 com um 9º lugar e um tempo de 1h05m45s.

Campeonato da Europa de Estrada 2022 - Contrarrelógios Mistos

As provas de fundo ficariam marcadas para os dois últimos dias, com a de juniores a ser realizada no sábado e a de sub-23 no domingo. As participações portuguesas destacaram-se pelos resultados de Mariana Líbano (37º lugar) e Daniel Lima (11º), nos juniores femininos e masculinos, respetivamente, e de Daniela Campos (40º) e Pedro Silva (11º) nos sub-23.

PUB
Orbea Genius Dealers

Nas provas de fundo de juniores participaram também Íris Chaga e Inês Santos, na prova feminina, e António Morgado (40º), Gonçalo Tavares (45º), Tiago Santos (56º), Tiago Nunes (66º) e Rúben Rodrigues, nos juniores masculinos.

Campeonato da Europa de Estrada 2022 - Prova de Fundo Sub-19 Masculinos

Nos sub-23 a Seleção Nacional teve ainda as participações de Beatriz Roxo e Sofia Gomes, no setor feminino, e de António Ferreira (37º), Pedro Pinto (45º), Pedro Andrade (65º) e Afonso Silva (97º), no setor masculino.

Campeonato da Europa de Estrada 2022 - Prova de Fundo Sub-23 Masculinos

Com o fim do Campeonato da Europa de Estrada, resta-nos agora esperar pelo Campeonato da Europa de Pista, que será realizado já entre os próximos dias 14 e 19 de julho, no Velódromo Nacional, também na freguesia de Sangalhos, em Anadia.

Mais info e classificação:


Imagens: FPC

Também vais gostar destes!