Chegou a vez dos sub-23 se mostrarem na sua prova de eleição. A Volta a Portugal do Futuro arranca esta quinta-feira, com quatro etapas que vão testar os jovens talentos. Tudo começa nas Caldas da Rainha, com Castelo Branco a receber a consagração final, no domingo.

PUB
Riese & Müller Multitinker

Serão 16 as equipas presentes, cinco das quais espanholas. Quem sucederá a André Domingues? No últimos anos têm sido corredores portugueses a vencer, com Emanuel Duarte a ser o melhor em 2019 – a prova não se realizou em 2020 devido à pandemia -, Venceslau Fernandes em 2018 e José Neves no ano anterior.

Foto: Podium Events

“Se desportivamente as 18 equipas presentes representam a garantia de uma acesa competição, o território escolhido para o desenrolar da mesma, que nem postal ilustrado da região centro, terá no Santuário de São. Macário, em São Pedro do Sul, numa das mais difíceis montanhas do país, o palco de excelência para distinguir os mais promissores do pelotão sub-23”, afirmou Joaquim Gomes, diretor da corrida e o primeiro vencedor desta prova, em 1993.

As etapas

1ª etapa, Caldas da Rainha – Abrantes (130,9 quilómetros): Um primeiro dia para “aquecer os motores”. Haverá prémios de montanha na Nazaré (4ª categoria) e Alto de Alvados (3ª), com as metas volantes de Martingança, Batalha e Constância a terem bonificações à espera dos ciclistas.

2ª etapa, Lousã – Águeda (141,1 quilómetros): A dificuldade do percurso começará a aumentar. Três contagens de montanha, com a bonita região do Luso a ganhar destaque. As metas volantes estarão em Vila Nova de Poiares, Cantanhede e Oliveira do Bairro.

3ª etapa, Ovar (Cortegaça) – São Pedro Sul (Serra São Macário), 122,9 quilómetros: Vamos lá subir. É a etapa rainha desta Volta a Portugal do Futuro e será muito importante para definir o vencedor. Segundo a informação divulgada, as subidas mais ingremes estão reservadas para o final da tirada, ainda que haverá outras de terceira categoria a meio, com potencial para partir o pelotão. A ascensão na Serra de São Macário será de primeira categoria, com nove quilómetros que vão levar os corredores acima dos mil metros de altitude. As metas volantes serão em Estarreja, Oliveira de Frades e São Pedro do Sul.

PUB
Beeq

4ª etapa, Gouveia – Castelo Branco (150,7 quilómetros): O último dia ficará marcado pelo passagem pelas Penhas Douradas, com a Serra da Estrela como pano de fundo. Uma segunda categoria que não será fácil para ninguém. As metas volantes estarão em Belmonte, Caria e Fundão. O campeão será confirmado cerca das 16 horas.

As equipas

Este ano, a Volta a Portugal do Futuro irá coincidir com a 2ª edição do Grande Prémio CMTV.

As equipas inscritas são: ABTF/Feirense, ACDC Trofa, Alenquer GDM-Sobralcar, Almodôvar/Delta Cafés/Crédito Agrícola, Aluminios Cortizo (Esp), Equipo ESSAX (Esp), Fortunna/Maia, Ciclismo Galego Federación (Esp), Glassdrive/Q8/Anicolor, JV Perfis Windmob, Kelly/Simoldes/UDO, LA Alumínios-Credibom-Marcos Car, Porminho Team sub23, Santa Maria da Feira/Segmento D’Época/Reol, Supermercados Froiz (Esp) e Team Extremadura (Esp) .

Nota: o anúncio inicial referia 18 equipas, mas as formações Rádio Popular-Paredes-Boavista e W52-FC Porto afinal não marcam presença, totalizando agora estas 16 indicadas acima.

Mais info:


Todas as imagens: Podium Events

PUB
Giant TCR 2024

Nota adicional: este artigo foi atualizado a 6 de abril com o número atual de equipas inscritas.

Também vais gostar destes!