Se há equipa em que muito mudou para 2022 é a ABTF-Feirense. A começar pela nova denominação (era Antarte-Feirense) e a acabar com a entrada de oito ciclistas. E só dois “resistiram”: Fábio Oliveira e Venceslau Fernandes.

PUB
Cube Stereo ONE

Quase se pode dizer que é uma nova vida da equipa de Joaquim Andrade, que tenta manter-se fiel à sua génese de apostar em jovens, mas que recorre também a veteranos para procurar uma maior garantia de bons resultados.

As saídas de Vicente García de Mateos, Rafael Silva e Bruno Silva (rei da montanha da última Volta a Portugal) não são nada fáceis de colmatar. Além de experientes, são atletas regulares na obtenção de classificações relevantes, mesmo que o espanhol não tenha estado ao nível de épocas anteriores, principalmente na Volta.

Por outro lado, a entrada de André Cardoso poderá ser muito importante, pois este é um ciclista com “fome” de resultados. A longa suspensão não lhe retirou a vontade de triunfar e, se no seu regresso à competição assumiu um papel essencial de gregário na Volta a Portugal na Efapel, agora muda-se para uma ABTF-Feirense à procura de um líder.

Experiência não lhe falta, ambição então nem se fala e será um corredor que não se irá esconder em grande parte da temporada, mesmo que a Volta seja (pois claro) o objetivo número um.

PUB
Schwalbe Pro One Tubeless

Já Márcio Barbosa, de regresso a uma equipa profissional depois de uma época no ACDC Trofa-WPROTEK, e Micael Isidoro são mais dois veteranos que podem dar consistência à ABTF-Feirense, principalmente quando o terreno começar a subir. Neste “bloco” entra também Venceslau Fernandes, mais novo e com uma Volta a Portugal do Futuro no seu currículo.

Depois, da Rússia chega uma das curiosidades para 2022: Victor Manakov teve uma passagem pela Gazprom-RusVelo em 2016 e antes pela equipa de desenvolvimento da Leopard. Estava no Dínamo de Moscovo e tem características para terrenos mais planos.

Joaquim Andrade está habituado a trabalhar com orçamentos muito limitados, mas vai sempre tendo ciclistas que acabam por conseguir dar algum destaque à equipa e conquistar a classificação da montanha da Volta em 2021 foi um tremendo sucesso para o Feirense.

Agora, o diretor desportivo espera que os seus veteranos conseguiam mostrar-se, enquanto os mais novos tentam surpreender e agarrar a oportunidade de evoluir ao mais alto nível em Portugal.

PUB
Giant TCR 2024

ABTF-Feirense: quem fica, entra e sai?

Permanências: Fábio Oliveira (27 anos) e Venceslau Fernandes (25).

Entradas: André Cardoso (37, Efapel), Carlos Ochoa (27, Atum General/Tavira/Maria Nova Hotel), Francisco Pereira (21, Sicasal-Miticar-Torres Vedras), Ivo Pinheiro (23, Miranda-Mortágua) Márcio Barbosa (35, ACDC Trofa-WPROTEK), Micael Isidoro (39, Aviludo-Louletano-Loulé Concelho), Miguel Carvalho (20, Santa Maria da Feira-Segmento d´Época) e Viktor Manakov (29, Dínamo de Moscovo).

Saídas: Afonso Eulálio (20, Glassdrive/Q8/Anicolor), António Ferreira (21, Kelly/Simoldes/UDO), Bernardo Saavedra (23), Bruno Silva (33, Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), Gonçalo Amado (27, Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), João Barbosa (24), Rafael Silva (31, Efapel Cycling) e Vicente García de Mateos (33, Aviludo-Louletano-Loulé Concelho).

Mais info:


Imagem principal: João Fonseca Photographer // Outras imagens: Di Garda e Facebook ABTF-Feirense

Também vais gostar destes!