As vitórias de Peter Sagan diminuíram nos últimos anos, mas não afetaram a sua popularidade online. O eslovaco ainda é o ciclista profissional com mais seguidores nas redes sociais.

PUB
Nova Trek Supercaliber

A conta Wine & Wheels no Twitter compilou as contagens de seguidores dos corredores, masculinos e femininos, as equipas e as corridas no ciclismo internacional nas redes sociais Facebook, Twitter e Instagram.

Atrás de Sagan, os colombianos Rigoberto Urán e Nairo Quintana ocupam também o pódio dos corredores mais populares nas redes sociais. Os britânicos Chris Froome e Mark Cavendish segue-se no ranking, integrando um grupo de onze ciclistas com mais de um milhão (M) de seguidores, que surpreendentemente não inclui os vencedores do Tour de França, Tadej Pogacar, e da Vuelta a Espanha, Primoz Roglic.

Sagan lidera no Instagram e no Facebook, com 1,9 M e 1,6 M de seguidores, respetivamente, mas é apenas o quinto mais popular no Twitter, onde é líder Froome, com 1,5 M.

Urán, uma figura popular na Colômbia, é o segundo mais popular no Instagram e no Twitter e o terceiro mais popular no Facebook, num total de 3,9 M nas três redes sociais. Quintana fica atrás do seu compatriota em 3,7 M, mas é mais popular no Facebook.

Froome e Cavendish fazem uso de fortes presenças no Twitter para compensar o que falta no Facebook e Instagram, com o quatro vezes vencedor do Tour a totalizar 3,1 M nas três plataformas, e Maxman com 2,6 M.

Fora dos ‘Big-5’ há um hiato considerável para o resto do clube ‘1 M’, que inclui Richard Carapaz, Egan Bernal, Vincenzo Nibali, Mathieu van der Poel, Geraint Thomas e Julian Alaphilippe.

Roglic fica um pouco aquém, em 12º lugar com 967.000 seguidores, logo à frente das estrelas belgas Wout van Aert e Remco Evenepoel. Alejandro Valverde é o próximo, ainda acima de 800.000, mas Pogacar, apesar de seus dois títulos do Tour e dois Monumentos, só consegue atingir o 16º posto, com 604.000 seguidores.

PUB
Nova Trek Supercaliber

No lado feminino, Marianne Vos atrai 123.000 seguidores no Twitter, 118.000 no Instagram e 109.000 no Facebook, para um total combinado de 350.000. A neerlandesa é seguida de perto pela compatriota Anna van der Breggen, cujos 322.000 seguidores estão, em grande parte, no Facebook – onde está bem à frente da concorrência – e muito menos no Twitter. O último lugar no pódio vai para a campeã Paris-Roubaix Femmes, Lizzie Deignan, com 316.000, devido a forte presença no Twitter.

Nas equipas, a Ineos é de longe a mais seguida, liderando nas três plataformas e ostentando um total combinado de quase 3 M de seguidores. Movistar e Trek-Segafredo, cujas contas cobrem as seleções masculina e feminina, ocupam os lugares do pódio com 2 M e 1,4 M, respetivamente.

 

Também vais gostar destes!