O dinamarquês Kasper Asgreen venceu o Tour de Flandres ao impor-se a Mathieu van der Poel, quando ambos chegaram aos metros finais isolados, batendo o holandês que era o grande favorito ao triunfo na segunda clássica ‘Monumento’ da temporada.

PUB
Prototype

Asgreen, ciclista de 26 anos da Elegant-QuickStep, foi o único corredor a resistir ao ataque de Van der Poel (Alpecin-Fenix) a 17 km da meta, na dura subida de pavé de Oude Kwaremont, que distanciou outro dos principais candidatos ao triunfo, o seu arquirrival Wout Van Aert (Jumbo-Visma).

À entrada do último quilómetro, Van Der Poel levava Asgreen na roda, e ao lançar o ‘sprint’ foi ultrapassado pelo dinamarquês, acabando por abdicar, em cima da meta, reconhecendo a superioridade do adversário.

A vitória mais importante do ciclista da equipa Elegant-QuickStep, campeão de estrada do seu país, em sete anos de carreira, reveste-se de mérito e espetacularidade acrescidos, porque foi demais imprevista. O corredor nórdico de 26 anos superiorizou-se aos principais favoritos, entre os maiores, as duas estrelas do ciclocrosse Mathieu van der Poel e Wout van Aert, que se impõem como novas referências no ciclismo mundial nas corridas de um dia – etapas de voltas incluídas.

PUB
Beeq

Kasper Asgreen, que já tinha ganho a primeira clássica da temporada, E3 Harelbeke Saxo Bank, não cabia em si de tanta alegria no final da prova. «Senti-me muito bem nos últimos quilómetros, por isso decidi confiar no meu sprint. No último quilómetro, coloquei o Mathieu [van der Poel] à frente e ouvi dizer que ainda tínhamos mais de 30 segundos para os perseguidores, e decidi retardar o arranque, ser eu a decidir quando seria para acelerar. Foi uma corrida muito difícil, estávamos os dois no limite nas nossas forças. Era uma questão pormenores no final», declarou o vencedor.

«O plano era começarmos [os elementos da sua equipa] a saltar depois da segunda passagem pela subida de Kwaremont. Não tínhamos qualquer estratégia para ser este ou aquele a vencer. Fizemos corrida perfeita. Os meus companheiros foram incríveis, agradeço-lhes por esta vitória», afirmou Asgreen.

Mathieu van der Poel felicitou o vencedor. «Creio que perdi para um adversário mais forte hoje. As minhas pernas fraquejaram um pouco no sprint final, só reagiram durante cinco segundos, depois desligaram… Por isso, estou desapontado», admitiu o holandês.

«Quando [Asgreen] continua comigo até ao último quilómetro diz tudo sobre as suas possibilidades de vencer e a sua confiança nelas. Eu senti durante a corrida que ele estava muito forte. Nas subidas foi sempre o primeiro a responder aos mais ataques», revelou Van der Poel, que enjeitou a oportunidade de ser tornar o oitavo corredor da história a ganhar duas edições consecutivas da ‘Ronde’.

PUB
Specialized Levo

No terceiro lugar ficou o campeão olímpico de estrada, o suíço Greg Van Avermaet (AG2R Citroën), após Wout van Aert ter ficado isolado, foi alcançado por um grupo de cerca de uma dezena de corredores e terminou na sexta posição. O belga foi um dos derrotados do dia, reconhecendo, no final, que lhe «faltou as pernas» no momento decisivo da corrida e que «perante isso não há desculpas».

«Estava no meu limite. Não tive as sensações que queria hoje, tentei sobreviver o mais possível, mas na última subida do Kwaremont não aguentei e fiquei para trás», declarou Van Aert, que comentou a improvável vitória de Kasper Asgreen frente a Van der Poel. «Talvez se esperasse que Mathieu vencesse no sprint, mas Kasper é um ciclista de classe mundial e, no final de uma corrida difícil como esta, é sempre um sprint… estranho».

Classificação da Volta à Flandres 2021

  1. Kasper Asgreen (Elegant-QuickStep)      6:02.12 horas
  2.  Mathieu van der Poel (Alpecin-Fenix)    m.t.
  3. Greg Van Avermaet (AG2R Citroën) a 32 segundos
  4. Jasper Stuyven (Trek-Segafredo) a 33 s
  5. Sep Vanmarcke (Israel Start-up Nation) a 47 s
  6. Wout Van Aert (Jumbo-Visma) m.t.
  7. Gianni Vermeersch (Alpecin-Fenix)         m.t.
  8. Anthony Turgis (Total Direct Energie)     m.t.
  9. Florian Senechal (Elegant-QuickStep)    m.t.
  10. Dylan van Baarle (Ineos Grenadiers)       m.t.

Também vais gostar destes!