Tivemos oportunidade de marcar presença no Specialized Spring Event 2021, que decorreu recentemente em Espanha, e vimos em primeira mão esta verdadeira “maravilha” do e-BTT: a nova Specialized Turbo Levo Gen3.

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Totalmente renovada, com um novo motor e bateria integrada, com muitos ajustes que a geometria possa adaptar-se com poucas afinações a qualquer tipo de ciclista e com muita, muita pinta!

Não pudemos experimentá-la, mas vimos tudo ao vivo e a cores, como se pode ver pelas fotos e pelo vídeo acima, em que Nelson Risso, Diretor de Marketing Specialized Iberia, fala em exclusivo para o GoRide.pt!

E começamos por mencionar os ajustes que podemos fazer rapidamente ao quadro da Specialized Turbo Levo Gen3.

Na prática temos uma “6 em um” que para quem gosta de várias configurações de bicicleta é algo fantástico. Um dia alterar a bicicleta para um bike park, noutro dia para trilhos mais técnicos e cheios de irregularidades, e no dia a seguir ter algo mais “conservador”, simplesmente.

O ângulo do tubo de selim é agora mais fechado, o que é bom para subir, garante a marca. A frente está mais comprida, o que centra o rider na bicicleta, otimizando a tração e o controlo em curva. O ângulo do tubo de direção é mais relaxado e o offset da forqueta é reduzido, para dar mais estabilidade.

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Mas tudo isto é ajustável, como referimos, pois a Specialized Turbo Levo Gen3 permite escolher entre três ângulos de tubo de direção: de 63 a 65,5 graus. Depois, a altura do eixo pedaleiro pode ser afinada para cima ou para baixo em 7 mm graças ao flip-chip localizado no pivot Horst. E muito mais!

Rodas ‘diferentes’…

Falamos de roda de 27,5” atrás e de 29’’ à frente. Continua a ser esta a escolha da marca para este segmento. E dizem que o objetivo é simples: a roda traseira mais pequena permite assim ter escoras mais curtas, “oferecendo um comportamento muito mais ágil e divertido”. Basicamente, uma decisão delicada, mas que vai agradar a um número maior de pessoas, já que se vai buscar a agilidade de uma 27,5’’ e a segurança a velocidades mais altas das rodas 29’’.

Nas suspensões, encontramos na bike curso de 150 mm atrás e de 160 mm à frente (150 mm no tamanho S1), isto além de diferentes lotes de equipamento em função da versão selecionada, claro. Estão todas no site da Specialized, da topo de gama àquela com equipamento mais “discreto”, com preços a condizer.

Motor e autonomia

Um sistema com 565 watts de potência de pico e 90 Nm de binário. O motor Turbo Full Power System “apresenta uma correia mais robusta, para uma entrega de potência mais fiável a longo prazo, e um novo firmware, o MasterMind, que otimiza a eficiência e débito de potência ao longo da volta”. a longo prazo. Uma novidade de monta é a nova porta de ligação para recarga da bateria, que apresenta uma nova escotilha ainda mais estanque e que melhora a resistência aos elementos.

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Diz a Specialized que esta nova Levo pode “durar” até cinco horas nos trilhos, sendo que o habitual Smart Control faz a gestão da bateria Turbo Technology (700 Wh), da volta, do objetivo. Podes inserir a duração ou a distância da tua volta e, em seguida, o sistema gere o nível de suporte para completá-la com a carga da bateria disponível. Algo agora mais otimizado.

A bateria de 700Wh recarrega totalmente em cinco horas e 15 minutos (e a unidade de 500Wh em três horas e 50 minutos.)

Mas a outra maior novidade talvez seja mesmo o pequeno ecrã instalado no top tube. Mas atenção que não se trata “apenas” de um ecrã com um botão por perto. Em comunicação total com a app Mission Control no smartphone, a MasterMind Turbo Control Unit (TCU) é essencialmente o cérebro da Specialized Turbo Levo Gen3. “É o hardware e software que controla como o motor, bateria, bicicleta e o utilizador interagem”, diz a marca.

Podemos fazer afinações em tempo real, exibe todas as informações relevantes sobre a volta e sobre a bicicleta, faz atualizações over-the-air, mostra a carga restante em percentagem… O ecrã pode ser personalizado em quatro opções e a funcionalidade Valor de Potência do Ciclista permite ver a potência que se está a debitar na bicicleta. Tanta novidade…

No site da Specialized podemos encontrar todas as informações e características de cada versão disponível da Specialized Turbo Levo Gen3, cada uma com diferentes níveis de componentes e preços a condizer.

Quanto a preços, há um ponto a destacar: pela primeira vez, a Specialized comercializa à parte apenas o quadro da bike, por 6.999 euros. Será sempre necessário confirmar com a marca que elementos estão incluídos, mas à partida esta opção inclui bateria e motor.

Depois, a versão Pro da Specialized Turbo Levo Gen3 tem preços a partir de 11.489 euros, enquanto a versão S-Works, a topo de gama, custa 13.999 euros.

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