Sonhamos com o dia em que uma e-BTT terá exatamente o mesmo peso das mais leves bicicletas de XC sem motor… E esse dia não está longe, pelo que podemos ver pelos modelos mais recentes lançados por várias marcas de topo. Uma dessas marcas é a Trek e uma das e-bikes mais leves do seu catálogo é a Trek E-Caliber, precisamente destinada à prática de XC.

PUB
Schwalbe Pro One Tubeless

Andamos a experimentar a fundo a versão 9.9 XTR deste modelo e não aguentamos: enquanto não chega a review completa (e uma surpresa que revelamos mais abaixo neste artigo…), aqui estão os pontos em que a bike mais nos está a surpreender!

A possibilidade de andar sem bateria

Sem bateria funciona como qualquer bike sem motor, claro. Mas há aqui uma questão: a bateria está no tubo diagonal e pode ser removida sempre que quisermos. No lugar da bateria coloca-se uma tampa em plástico a ocupar o mesmo espaço e a Trek E-Caliber transforma-se assim num bike de suspensão total.

Ou seja, é uma espécie de 2 em 1: quando queremos andar com malta com e-bikes, levamos a bateria; quando queremos dar uma volta de BTT “normal”, tiramos a bateria e colocamos a tampa.

O peso…

No seguimento do que referimos no ponto acima, era inevitável falar do peso da Trek E-Caliber. Nesta versão 9.9 XTR, que está a um patamar do topo de gama, o peso total da bicicleta com bateria (sem pedais) é de 16,39 kgs. Depois retira-se a bateria, coloca-se a tampa e o peso vai para os 13,41 kgs.

PUB
Specialized Levo

O amortecimento Isostrut

Já o conhecíamos bem da Supercaliber e agora aqui assenta que nem uma luva, já que esta é uma bike de XC. À frente há 120 mm de curso, mas no amortecedor traseiro há apenas 60 mm.

Sentimos que há a leitura do terreno de que precisamos e, melhor, sentimos a pedalada a projetar força na roda, efetivamente. Contamos tudo na review muito em breve!

Quando chegamos aos 25 kms/hora…

Passamos a explicar: quando vamos a pedalar e alcançamos esta velocidade, as e-bikes desligam o motor, sendo quase sempre inevitável sentir ali uma “quebra” no andamento.

PUB
TrekFest 2024

Aqui, dada a dinâmica da bike, sentimos que praticamente não há essa sensação. É o motor/sistema interno de transmissão Fazua Evation a funcionar, com três modos de assistência, controlado facilmente pelo controlo remoto Fazua bX que vemos na imagem acima.

Review completa e vídeo em breve!

Estes são apenas quatro aspetos dos muitos que vamos focar no teste completo a publicar em breve aqui no GoRide.pt. Há muito para dizer, e nem tudo é bom!

Mas há uma novidade: nesse mesmo teste vamos estrear a nossa nova parceria com o youtuber O Ciclista Improvável, pois temos andamos todos a experimentar a Trek E-Caliber 9.9 XTR e as imagens estão a ficar brutais… A não perder!

Mais info:

Vídeo oficial da Trek E-Caliber:

Trek E-Caliber: Wondering what's over the next ridge?

Também vais gostar destes!