Um dos grandes desafios da mobilidade urbana pode ser, sempre que possível, “largar” o carro e andar de bicicleta, certo? Nesse processo, que certamente estará a ser progressivo para muita gente, poder contar com uma bicicleta elétrica urbana como esta Canyon Precede:ON de 2022 é determinante. Isto porque a bicicleta serve para tudo!

PUB
Schwalbe Pro One Tubeless

Ir às compras, ir até à esplanada tomar um copo, ir para o trabalho (e conseguir estacionar mesmo à porta!)… Privilégios ao alcance de quem usa a bicicleta na cidade. Então e, nesta rotina, o que devemos procurar num modelo deste género?

Respondemos a essa questão em detalhe na análise completa que estamos a preparar sobre esta Canyon que a marca gentilmente nos cedeu para teste. Entretanto, enquanto esperamos também pelo vídeo, podes atentar nos quatro pontos que destacamos já a seguir.

1. O motor Bosch Performance Line CX

Ter um dos mais poderosos motores de e-bike num modelo urbano é uma declaração de intenções, sem dúvida. As deslocações pela cidade não precisam de ser lentas, certo? Além disso, os 85 Nm de torque têm uma coisa boa: esforçamo-nos menos, por isso não chegamos ao trabalho a transpirar em bica…

Os cinco modos de funcionamento na assistência à pedalada, isto além do Walk Assist”, trazem uma ampla gama de utilização e muita personalização na forma de pedalar. O modo e-BTT é automático: escolhe, segundo a força que se aplica nos pedais, um dos outros modos de funcionamento a cada instante.

PUB
TrekFest 2024

2. O quadro, com pormenores inovadores

Um modelo urbano com pormenores “tecnologicamente” avançados, a começar pelo quadro fabricado com a fibra de carbono CF da marca alemã. O design é bastante atrativo: formas retilíneas que dão uma imagem de solidez e modernidade.

Os detalhes de ” alto nível” são muitos, como é o caso do parafuso de ajuste do espigão de selim “escondido”, a inserção das extremidades do eixo da roda traseira nas escoras ou mesmo o próprio porta-bagagens traseiro “embutido” nas escoras…

Mas o mais espetacular, sob o nosso ponto de vista, é a integração apresentada pelo cockpit CP02: continuidade do tubo superior para junto do avanço, em “ligação direta”, e um guiador que integra o sistema de travões GP0164 com as bombas integradas, até.

PUB
KTM

3. O equipamento à altura do resto

Ao já referido motor da Bosch juntam-se outros pormenores de equipamento que facilitam a vida nas viagens: o display Kiox é uma delícia, com muitas informações e com um lote de botões intuitivo. Podemos até alterar a intensidade da luz da frente com recurso a este unidade de controlo/display.

Por falar nisso, o conjunto de luzes LED revela-se bastante eficaz à noite, ao passo que estão presentes itens como um robusto “descanso”, o porta-bagagens traseiro, uma campainha minimalista, guarda lamas em metal…

4. A versatilidade…

A Canyon Precede:ON é uma bicicleta pronta para tudo, como já referimos. E quando afirmamos para tudo, é mesmo para tudo, pois até já nos aventuramos numa ou outra volta mais “campestre”.

Até os pneus estão preparados para qualquer tipo de utilização, quanto o grupo motriz, com um motor desenvolto na assistência à pedalada e uma bateria Powertube de 500 Wh, não desapontará num uso que varie entre urbano, estrada e estradões de terra em bom estado.

Há muito mais para contar sobre esta bicicleta urbana elétrica da Canyon, com “toques” futuristas e muita versatilidade. Em breve, por aqui, teste completo, fotos e vídeo!

PUB
Schwalbe Pro One Tubeless

Mais info:

Também vais gostar destes!