São já trinta anos de Volta a Portugal do Futuro, também conhecida como 3º Grande Prémio CMTV e novamente a assentar os seus valores na “sustentabilidade sobre rodas”. E este ano é João Almeida a dar a cara por esta prova de ciclismo sub-23.

PUB
Cube Stereo ONE

Apresentada ontem, a Volta a Portugal do Futuro 2023 tem início já esta 5ªfeira, dia 1 de junho, e termina domingo, dia 4. Foi no complexo Desportivo Abraço Verde, nas Caldas da Rainha, que o evento de apresentação tomou lugar; João Almeida, recém chegado de Itália e do seu histórico pódio no Giro, dá a cara por uma corrida que já lançou alguns grandes nomes nacionais para as estradas além fronteiras.

“A Volta ao Futuro é uma das corridas mais importantes em Portugal. Não temos muitas corridas de sub-23 no nosso país e acho que esta merece destaque. Temos o exemplo do Rúben Guerreiro que venceu a Volta a Portugal do Futuro e que agora está lá fora”, disse João Almeida na cerimónia, que contou com a presença de Joaquim Beato, vice-presidente do município das Caldas Da Rainha.

Desde 1993 a trazer ao de cima inúmeros talentos, a prova conta este ano com quatro etapas, começando nas Caldas da Rainha, de onde João Almeida é natural, e terminando em Águeda, com um traçado de quase 550 kms.

Etapas da Volta a Portugal do Futuro 2023:

PUB
Prototype
  • 1ª Etapa, 1 de junho: Caldas da Rainha – Pombal (142, 4 km);
  • 2ª Etapa, 2 de junho: Figueiró dos Vinhos – Castelo Branco (140,7 km);
  • 3ª Etapa, 3 de junho: Sernancelhe – S. Pedro do Sul/Serra São Macário (127,5 km);
  • 4ª Etapa, 4 de junho: Murtosa – Águeda (136 km).

Com 20 equipas inscritas e 120 ciclistas em competição, a luta pela vitória está aberta para os próximos talentos nacionais, que vão lutar por uma das quatro classificações que a prova dispõe:

  • Camisola Amarela Sociedade Ponto Verde – Classificação Individual por Tempo;
  • Camisola Verde PSG – Classificação por Pontos;
  • Camisola Azul Exclusivagora – Classificação da Montanha;
  • Camisola Branca Jogos Santa Casa – Classificação Juventude (nascidos até 1 janeiro 2003).

O evento resulta de uma parceria entre a organização da Podium Events e o apio do Grupo Cofina, e assinala o 10º aniversário da estação televisiva CMTV, canal em que todas as etapas podem ser acompanhadas em direto (partidas e chegadas).

A título de curiosidade, o primeiro vencedor da prova, em 1993, foi Joaquim Gomes (Recer-Boavista), ao passo que o vencedor do ano passado foi Gabriel Rojas (Essax).

PUB
Giant TCR 2024

Mais info:

Lê também:

João Almeida à chegada a Lisboa: ‘Faltou mais um bocadinho nas pernas.’

Imagens: Volta a Portugal do Futuro

Também vais gostar destes!