Disputada após a corrida masculina, a 8ª edição da Liège-Bastogne-Liège feminina foi ganha pela australiana Grace Brown, da equipa FDJ-Suez.

PUB
KTM

Constituído pelas três grandes favoritas desta corrida e por três corredoras que estiveram na fuga do dia – incluindo a vencedora -, um grupo de seis mulheres apresentou-se à vitória na classica-rainha das Ardenas.

Quando Elisa Longo Borghini (Lidl-Trek) parecia prestes a conquistar a sua primeira La Doyenne, foi ultrapassada a 25 metros da linha por Grace Brown, que alcança o primeiro ‘monumento’ aos 31 anos e proporciona também à sua equipa, a francesa FDJ-Suez, a maior vitória de sua história.

PUB
Beeq

Longo Borghini e Demi Vollering (SD Worx-Protime) estavam muito mal colocadas no lançamento do sprint e tiveram de contentar-se por acompanhar Brown no pódio. Elise Chabbey e Katarzyna Niewiadoma, ambas da Canyon // SRAM Racing, e a neozelandês Kim Cadzow (Visma-Lease a Bike) terminaram em quarto, quinto e sexto, respetivamente. Marianne Vos (Visma-Lease a Bike) ficou com a sétima posição.

PUB
Specialized Levo

Grace Brown construiu sua vitória na subida de Stockeu, quando um grupo de contra-ataque se formou para tentar ‘vingar-se’ de Sarah Gigante (AG Insurance-Soudal), que tinha escapado na ascensão anterior, Saint-Roch. No final, a vencedora não cabia em si de contentamento.

“Queria muito fazer parte dessa fuga porque, sabemos que acabará por ser grupo bom. Trabalhámos bem juntas nas subidas, eu estava no limite, mas depois de sobreviver a Roche aux Faucons, disse para mim mesma: ‘aqui vamos nós!’”, começou por afirmar Grace Brown.

“Mas nos últimos quilómetros estava muito stressada, a roda bloqueou e quase caí, mas mesmo assim consegui manter-me em pé e voltar à estrada. A primavera foi um pouco complicada, mas esta vitória compensa tudo. Tenho boas recordações daqui e estou feliz por termos conseguido vencer”, declarou a vencedora.

Classificação


Créditos da imagem: UCI Twitter  https://twitter.com/UCI_cycling/status/1782084968375865604/photo/1

Também vais gostar destes!