O Zwift, plataforma de ciclismo virtual indoor, vai organizar o Campeonato do Mundo de Ciclismo Esports (virtual) de 2022, a realizar a 26 de fevereiro do próximo ano.

PUB
Prototype

A empresa elegeu o percurso (mapa) de Nova Iorque para a qualificação. Os corredores competirão em duas voltas e meia no traçado de Knickerbocker. Todos percorrerão a mesma distância e perfil, com uma distância total de 54,9 km e 944 metros de desnível positivo acumulado (uma volta no Knickerbocker tem 22,5 km).

Este percurso testará a aptidão dos candidatos em subida, com um segmento KOM de 1,4 quilómetros com inclinação média de 6,1%, incluindo rampas de até 17 por cento.

Qualificação aberta a todos

A Zwift está empenhada em democratizar os critérios de qualificação para o evento. Para fazer isso, os ciclistas que não fazem parte das equipas nacionais de ciclismo de Esport ainda podem tentar a entrada através da qualificação.

David Lappartient, presidente da UCI, diz que é “empolgante revelar uma nova oportunidade para estrelas emergentes do Esports, permitindo-lhes competir com nomes conhecidos do pelotão WorldTour”.

Enquanto todos os corredores da Zwift Racing League Premier Division receberão um convite automático para os eventos de qualificação, os ciclistas da comunidade Zwift terão que competir numa série de eventos de qualificação Continental, desde que possuam, no mínimo, nível 5+ e tenham sido classificados automaticamente pelo WTRL com a Categoria A (ou superior). Oceania, Ásia, Europa, África e Américas terão qualificação próprias no Zwift e os cinco primeiros classificados de cada uma delas serão adicionados à respetiva equipa nacional.

PUB
Riese & Müller Multitinker

O Zwift também decidiu manter a paridade de género, na distância do evento e nos prémios, para o UCI Cycling Esports World Championships 2022. O prémio em dinheiro ainda não foi confirmado, mas sabe-se que os vencedores receberão uma tradicional camisola de arco-íris em formato digital (para o avatar) e real, identificando-os como campeões mundiais de ciclismo Esport.

Também vais gostar destes!