O XCO Internacional de Melgaço era também a primeira etapa da Taça de Portugal de BTT, e as vitórias sorriram ao romeno Vlad Dascalu (Team Trek-Pirelli) e à italiana Chiara Teocchi (Orbea Factory Team), duas figuras bem conhecidas do panorama internacional da Taça do Mundo de XCO.
Vlad Dascalu, atual detentor do título europeu de XCO, confirmou o favoritismo no XCO Internacional de Melgaço. O ciclista português Mário Costa e o espanhol Alberto Barroso (BH Coloma Team) conseguiram controlar a distância para a frente da corrida, mas Dascalu seguia forte e sem quebras. Mário Costa termina em segundo e Barroso fechou o pódio.
Na categoria feminina, Chiara Teocchi destacou-se como a melhor, cruzando a linha de meta com uma vantagem de 2 minutos e 47 segundos. Os restantes lugares do pódio “sobraram” para as ciclistas portuguesas Raquel Queirós (BH Coloma Team) e Ana Santos (Guilhabreu MTB Team), segunda e terceira, respetivamente.
Nos escalões jovens, Alejandro García (Academia Postal/A Banca) venceu na categoria de juniores masculinos. Destaque ainda para Beatriz Guerra (Guilhabreu MTB Team) como a melhor júnior e Gonçalo Costa (Guilhabreu MTB Team) e Beatriz Rodrigues (Triuntérmica/Águias de Alpiarça) como vencedores em cadetes.
Mais info:
Créditos Imagens: Federação Portuguesa de Ciclismo