Alex Aranburu venceu esta terça-feira a segunda etapa da Volta ao País Basco, o primeiro triunfo da Astana-Premier Tech na temporada de 2021. O corredor da província espanhola anfitriã da prova atacou na descida para a meta, após a subida final, de 2ª categoria (La Asturiana – 7,4 km a 6,5%), destacando-se de um grupo selecionado integrando os favoritos.

PUB
Orbea

Aranburu aproveitou uma iniciativa do seu companheiro de equipa Omar Fraile, num planalto, para entrar em fuga e abrir rapidamente uma vantagem de 40 segundos sobre o grupo que hesitou na perseguição. O basco da Astana cruzou a linha de chegada com 15 segundos de vantagem para o camisola amarela Primož Roglič (Jumbo-Visma), que manteve a liderança conquistada no contrarrelógio da etapa de abertura na segunda-feira.

Pogačar (UAE Emirates) e David Gaudu (Groupama-FDJ) iniciaram os ataques nas íngremes encostas dos primeiros quilómetros da subida final, onde Richard Carapaz (Ineos Grenadiers) caiu devido a uma derrapagem no piso molhado, e acabou por perder 1.40 minutos no final.

Pogačar e Gaudu foram depois apanhados e o esloveno vencedor do Tour dos Emirados e do Tirreno Adriático ficou travado pelo ataque do companheiro de equipa Brandon McNulty, segundo da geral à partida para esta etapa, a que se juntou Roglič e Sergio Higuita (EF Education-Nippo) em resposta a um ataque de Max Schachmann (Bora-Hansgrohe).

Todavia, também estes foram alcançados, embora já no início da descida, momento que a Astana aproveitou para lançar o contra-ataque, primeiro por Fraile, e depois, decisivamente, por Aranburu, que assim ascedeu ao segundo lugar classificação geral, cinco segundos atrás de Roglič. McNulty é o terceiro, com mais seis segundos, seguido por Pogačar, com 24 segundos de vantagem para o seu compatriota.

PUB
Orbea

NEWSLETTER GORIDE.PT Newsletter GoRide.pt

Goride Team
Toda a GoRide Team alimenta este site como se não houvesse amanhã :) Damos preferência a tudo o que envolver diversão em cima de uma bike!

Também vais gostar destes!