Faltavam ainda cerca de 40 km para se chega à linha de meta desta 5ª etapa da Volta ao País Basco, em Gernika-Lumo, e Ben Healy tenta a sua “sorte”.
Este ataque solitário teve sucesso e o irlandês ao serviço da EF Education-EasyPost foi o vencedor do dia, com quase dois minutos para o pelotão, e João Almeida conseguiu segurar a liderança da classificação geral.
🇮🇪🍀 BEN HEALY 🍀🇮🇪 WINS THE 5th STAGE ✅@_BHealyyy @EFprocycling
🏆 @bancosabadell #Itzulia2025 pic.twitter.com/oOwwtuGOkx
— Itzulia Basque Country (@ehitzulia) April 11, 2025
Antes, desde o primeiro km que os ataques foram sucessivos e a fuga do dia ganhou forma com nomes sonantes como o próprio Bilbao, Julian Alaphilippe, Warren Barguil, Bruno Armirail, Alex Baudin e Ben Healy.
Com a fuga a alcançar uma vantagem máxima de quase três minutos, o pelotão, liderado pelo UAE Team Emirates-XRG, manteve o controlo da situação. No entanto, foi Healy quem tomou a iniciativa decisiva, destacando-se dos seus companheiros de fuga ainda a 40 km da meta e lançando-se numa longa e bem-sucedida perseguição da vitória.
Enquanto Healy ampliava a vantagem na frente, no grupo principal surgiam movimentações entre os candidatos à geral. Tentativas de ataque de ciclistas como Alex Aranburu (Cofidis) e Florian Lipowitz (Red Bull-BORA-Hansgrohe) foram bem respondidas por João Almeida, sempre bem protegido pela sua equipa e sem ceder segundos.
Mais info e classificações:
Crédito da imagem principal: website oficial Volta ao País Basco https://itzulia.eus / SprinCycling



