João Almeida foi protagonista na quinta etapa da Volta à Suíça, terminando-a na segunda posição após um trabalho excecional de seleção do grupo de candidatos em benefício do seu companheiro de equipa na UAE Emirates, Adam Yates, camisola amarela, que após o segundo triunfo consecutivo reforçou a liderança da corrida.

PUB
Garmin

João Almeida terminou a etapa a apenas cinco segundos de Yates, com o colombiano Egan Bernal (INEOS Grenadiers) no terceiro posto, a 16 do vencedor.

O ciclista português está a 35 segundos do britânico na geral, enquanto Bernal é terceiro, já a 1.11 minutos, quando faltam três etapas para o final, incluindo um contrarrelógio individual, no domingo, em que o português será, em teoria, superior a estes adversários diretos.

Os outros dois portugueses em prova recuperaram posições na geral, com Rui Costa (EF Education-Easy Post) a subir ao 51.º posto e Nelson Oliveira (Movistar) ao 61.º.

Na sexta-feira, a toada de alta montanha mantém-se nos 151,4 quilómetros entre Locarno e Blatten, com uma subida de categoria especial e uma outra, de primeira categoria, a coincidir com a meta.

Classificações

PUB
KTM E-Bikes BTT

Créditos da imagem: Tour de Suisse Twitter – https://x.com/tds/status/1801270309779116218/photo/1

Também vais gostar destes!