Começa esta terça-feira a 77ª edição da Volta à Romandia. Seis dias de corridas que prometem ser muito interessantes, incluindo dois contrarrelógios individuais (embora o primeiro um curto prólogo de 2,28 quilómetros), duas chegadas em alto e duas etapas em terreno irregular, adequadas a corredores ofensivos.

PUB
Orbea Genius Dealers

Com a meta no topo de uma subida de 14 quilómetros a uma média de inclinação de quase 6% e pontuada por outras quatro subidas igualmente categorizadas, a quarta etapa será a rainha da corrida suíça em 2024.

Dois dias após o início das hostilidades com o referido prólogo em Payerne chega a primeira chegada à altitude, em Salvan/Les Marécottes (7,8 km a 7,4%) que certamente determinará uma primeira hierarquia entre os candidatos à sucessão do britânico Adam Yates (UAE Emirates), vencedor na Volta à Romandia em 2023.

Segue-se, então, um contrarrelógio individual de 15,5 quilómetros, que antecede a derradeira decisão, mencionada na quarta etapa, a rainha, entre Saillon e Leysin (151,3 km).

PUB
Riese & Müller Multitinker

Adam Yates defenderá a sua camisola de líder da geral no evento suíço e terá uma forte equipa a apoiá-lo, com destaque para Juan Ayuso, Pavel Sivakov e Brandon McNulty, sem esquecer o local Jan Christen.

Outras equipas também surgem muito fortes no papel, nomeadamente a INEOS Grenadiers, com Egan Bernal, Carlos Rodriguez e Thymen Arensman, a BORA-hangrohe em torno de Jai Hindley e Aleksandr Vlasov, ou a Groupama-FDJ de David Gaudu e Lenny Martinez.

Outros candidatos a uma boa classificação geral são Alexey Lutsenko (Astana Qazaqstan), Damiano Caruso (Bahrain Victorious), Tao Geoghegan Hart (Lidl-Trek), Guillaume Martin (Cofidis), Ilan Van Wilder (Soudal Quick-Step), Richard Carapaz (EF Education-EasyPost), Enric Mas (Movistar) e Simon Yates e Luke Plapp (Jayco AlUla).

 

Ivo Oliveira, na UAE Emirates, e Nelson Oliveira, na Movistar, são os corredores portuguesa na corrida suíça.

PUB
Riese & Müller Multitinker

Etapas da Volta à Romandia

Prólogo: Payerne – Payerne (2,2 km)

 

 

 

PERFIS E PERCURSOS - Volta à Romandia 2024

Etapa 1: Château-d’Oex – Friburgo (165,6 km)

PERFIS E PERCURSOS - Volta à Romandia 2024

Etapa 2: Friburgo – Salvan-Les Marecottes (171,6 km)

PERFIS E PERCURSOS - Volta à Romandia 2024

PUB
Beeq
Etapa 3 (CRI): Oron – Oron (15,5 km)

PERFIS E PERCURSOS - Volta à Romandia 2024

Etapa 4: Saillon – Leysin (151,3 km)

profile tourderomandie2024stage4

Etapa 5: Vernier – Vernier (150,4 km)

PERFIS E PERCURSOS - Volta à Romandia 2024


Créditos da imagem: Geraint Thomas Twitter https://twitter.com/GeraintThomas86/status/1652333825874165761/photo/1

Também vais gostar destes!