A oitava etapa da 86.ª Volta a Portugal ficou marcada pelo sucesso de uma fuga numerosa, com Rotem Tene, da Israel Premier Tech Academy, a conquistar a sua primeira vitória profissional em Santarém, após um dia de terreno maioritariamente plano no coração do Ribatejo.

PUB
Equipamentos GSG

Houve grupos “fugidos” praticamente ao longo de toda a etapa, mas nos últimos 10 km a frente da corrida destacou-se com um conjunto mais reduzido de ciclistas, e com um outro grupo perseguidor.

A 7 km do final, a vantagem da frente sobre o grupo perseguidor era de cerca de minuto e meio. Mas a 2 km da meta a distância era já de mais de dois minutos, margem suficiente para garantir que a discussão da etapa fosse entre os homens da frente.

A etapa terminou com uma rampa curta mas exigente, cerca de 1 km com inclinação média superior a 6%, que não impediu o triunfo dos fugitivos, que resistiram ao pelotão até ao fim. Ao sprint, Tene arrancou primeiro e aguentou!

E o dia trouxe más notícias para os adeptos portugueses: Iúri Leitão, da Caja Rural – Seguros RGA, abandonou a corrida depois de dois dias com febre. O ciclista vinha a envergar a camisola por pontos e era uma das principais referências nacionais nesta edição.

Em sentido inverso, Hugo Nunes, da Credibom / LA Alumínios / Marcos Car, garantiu praticamente a vitória na classificação da montanha. Ao integrar a fuga e conquistar os pontos das contagens do dia, Nunes isolou-se de forma decisiva nesta luta. Basta-lhe agora chegar a Viana do Castelo para repetir a conquista da camisola da montanha, tal como já tinha feito em 2020.

Líderes após 8ª Etapa:
🥇 Vencedor Etapa – Rotem Tene
🟡 Camisola Amarela/Continente – Artem Nych
🟠 Camisola Laranja/ GALP – Nicolas Tivani
🔵 Camisola Azul/Paredes Rota dos Móveis – Hugo Nunes
⚪️ Camisola da Juventude/Placard – Lucas Lopes

PUB
Nova Trek Top Fuel

Mais info e classificações:


Crédito da imagem: Volta a Portugal Facebook / Podium Events / Matias Novo Photography

Também vais gostar destes!