O argentino Nicolás Tivani (Aviludo-Louletano-Loulé) venceu a primeira etapa da Volta a Portugal 2025, impondo-se na inédita chegada ao Santuário do Sameiro, em Braga, após 162,3 quilómetros desde Viana do Castelo.  

PUB
Nova Trek Top Fuel

Tivani foi o mais forte ao sprint, à frente de um grupo de 22 corredores que chegou ao topo da subida em condições de discutir a vitória, numa meta coincidente com uma contagem de montanha de segunda categoria.  

O espanhol Jesus Peña (AP Hotels&Resorts-Tavira-Farense) foi segundo e o australiano Brady Gilmore (Israel Premier Tech Academy) terceiro, com o mesmo tempo do vencedor. Tal como Rafael Reis (Anicolor-Tien21), que manteve a camisola amarela. 

O vencedor do prólogo na quarta-feira vai partir, na sexta-feira, para os 167,9 quilómetros entre Felgueiras e Fafe com dois segundos de vantagem sobre Nicolás Tivani e cinco sobre Brady Gilmore. 

As duas passagens pelo Santuário do Sameiro (6,5 km a 5,5%) não foram suficientemente seletivas e não fizeram diferenças quer entre candidatos à geral (apenas o equatoriano Jonathan Caicedo, da Petrolike, perdeu 8 segundos) ou sequer eliminou velocistas como Nicolás Tivani, que soma a segunda vitória na Volta a Portugal, depois do sucesso na edição de 2024, na etapa 2, em Lisboa. 

Ainda se registaram ataques na tentativa da vitória, pelo jovem português da Israel-Premier Tech Academy, Daniel Lima, ainda na primeira ascensão ao Sameiro, e de Pedro Silva, da Anicolor, e de Tiago Nunes (Efapel), já na derradeira subida, mas foram neutralizadas.  

Classificações 

PUB

Crédito da imagem: Volta a Portugal/Facebook – Podium Events / Matias Novo – https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1145650870931323&set=pb.100064592623196.-2207520000&type=3&locale=pt_PT

Também vais gostar destes!