Também encurtada por “razões de segurança ligadas a condições climáticas excecionais”, a 5.ª e última etapa da Volta a Omã teve apenas 72 km, mas terminou em Jabal Al Akhdhar, no topo da Montanha Verde (Green Mountain).

PUB
Schwalbe Pro One Tubeless

Sem surpresa, Adam Yates impôs-se na temível subida de 5,7 quilómetros com uma inclinação média de 10,5%! Depois de muito trabalho da UAE Emirates para anular a fuga no surpreendente Huub Artz (Intermarché-Wanty), o último sobrevivente da aventura matinal, o trepador britânico seguiu o ataque de Jan Hirt (Soudal Quick-Step) a 1 km do final, antes bater o checo no sprint final, conquistando as duas primeiras vitórias da temporada de uma assentada: a etapa e a geral.

“A subida foi super íngreme”, reagiu Adam Yates após a chegada. “Tem alguns troços planos, onde se pode tentar recuperar um pouco, mas quando sobe é sempre a 12 e 13%! Foi a primeira vez que a subi, não a conhecia. Mas foi bom vir e experimentar uma nova corrida, um novo país, e sair com a vitória”, declarou o corredor da UAE Emirates.

“Tentamos impor um ritmo forte na subida para o Finn [Fisher-Black]. Mas é uma subida muito íngreme, não foi o ideal para Finn, que é grandalhão. Sabíamos que alguns iriam tentar atacar, mas tentamos porque ele teve uma semana incrível. Corremos muito bem em equipa, controlámos a corrida quase todos os dias. Foi uma prova difícil, mas trabalhamos muito bem juntos, e no final vencemos. Então está perfeito! Foi uma grande corrida para nós, que viemos com uma equipa jovem e saímos com duas vitórias e a geral”, finalizou Adam Yates.

Elemento da Wanty-ReUz-Technord, mas a alinhar pela Intermarché-Wanty nesta corrida árabe, Huub Artz impressionou aos 21 anos. O neerlandês fez uma subida soberba, completando o pódio do dia a 29 segundos de Adam Yates.

Atrás de Artz ficou o espanhol Cristian Rodriguez (Arkéa-B&B Hotels, +34″), e em seguida dois companheiros do vencedor do dia, Diego Ulissi (+40″) e o portador da camisola vermelha de líder nesta etapa, Finn Fisher-Black (+44″).

PUB
Riese & Müller Multitinker

Na classificação geral, Adam Yates é o grande vencedor desta 13.ª edição, sucedendo a Matteo Jorgenson. O britânico, terceiro classificado no Tour 2023, terminou com 19 segundos de vantagem sobre Jan Hirt e 39 sobre Finn Fisher-Black. Ulissi e Rodriguez completam o top 5.


Crédito da imagem: Twitter Tour of Oman – https://twitter.com/tourofoman/status/1757684767615549526/photo/1

Também vais gostar destes!