Que reação de Isaac del Toro! Um dia depois de ter fraquejado perante os rivais e de ter tido dificuldades no Mortirolo já esta etapa de quarta-feira (17.ª), o jovem camisola rosa recuperou e não fez por menos: venceu após um fortíssimo ataque nos últimos 10 quilómetros e de um segundo… a descer para a meta, de um modo que o exímio descedor Romain Bardet classificou de “criminosa”.  

PUB
KTM Macina Kapoho Master

O corredor da UAE Emirates ganhou 4 segundos ao francês da Picnic PostNL, que se quer despedir do Giro com uma primeira vitória, e acima de tudo, a Richard Carapaz (EF Education-EasyPost), terceiro, e que ainda assim foi o únic que conseguiu responder à sua ofensiva.  

PUB
KTM Macina Kapoho Master

Na classificação geral, o mexicano reforçou a sua camisola cor-de-rosa, agora 41 segundos à frente do seu novo segundo posicionado, Carapaz, e 51 segundos à frente de Simon Yates (Visma-Lease a Bike), que terminou a etapa no 4º lugar, a 15 segundos de Del Toro e 11 do equatoriano, e desceu uma posição. 

Após a corrida, Isaac del Toro estava radiante com a sua primeira vitória numa grande Volta: “Ganhar com a camisola rosa é ótimo, mas, sinceramente, já estava muito feliz com o meu Giro. Conseguir lutar pelo pódio é incrível. A geral está tão renhida, estamos todos a poucos segundos uns dos outros. Hoje, não queria mesmo desistir, apesar de ter sido tão difícil. Olhei sempre para o que estava pela frente. Não creio que tenha sido mais fácil do que ontem [etapa de terça-feira], mas estava com a mentalidade certa hoje”. 

 

Sobre os ataques dos rivais no Mortirolo: “Foi o cenário que previmos. Não queríamos que os adversários da classificação geral se isolassem e tive de me esforçar muito para os alcançar. Na descida, tentei pressioná-los e, depois, queria sobretudo relaxar e recuperar desses grandes esforços. Na última subida, a equipa deu-me toda a confiança para dar o máximo. Tinha planeado atacar, mas no final criou-se a diferença na descida, o que não estava planeado”, conclui. 

PUB
Beeq E-Bikes

No entanto, ainda restam quatro etapas a Isaac del Toro para concretizar a imprevista conquista do Giro. E as de sexta e sábado serão, sem dúvida, outros exigentes testes à sua candidatura. Quiçá os maiores nesta competição. 

Afonso Eulálio (Bahrain Victorious) esteve em destaque, ao ser 10.º na etapa. O jovem figueirense, de 23 anos, foi um dos últimos resistentes da fuga do dia, tendo mesmo coroado isolado o Mortirolo, e terminou a 56 segundos do vencedor.

Crédito da imagem: UAE Emirates Twitter –  https://x.com/giroditalia/status/1927742783604850994/photo/1

Também vais gostar destes!