Por incapacidade apostamos nós que não é, pois Wout van Aert é um dos melhores e mais polivalentes ciclistas do pelotão. E está numa equipa de topo. Ou será que a Visma Lease a Bike está em baixo de forma…?

PUB
Specialized Epic 8

Falemos disso em primeiro lugar. Sem Vingegaard, a Visma Lease a Bike chega ao Giro com que objetivos? Colocar Simon Yates no pódio final? Vencer etapas com van Aert? Talvez ambas as coisas.

Mas vão ter defazer mais do que mostraram ontem, ao “deixarem” o seu sprinter desamparado nos 20 km finais, aqueles que interessam quando a tarefa é preparar uma chegada rápida.

Mas falemos dos adversários. A Lidl-Trek foi extremamente competente no objetivo de vencer a etapa. Andaram todos “escondidos” até ao momento certo para colocar o “comboio” à frente dos outros, e a partir daí começaram o processo de lançar Mads Pedersen.

Correu tudo conforme o esperado, aparentemente, ficando a cargo do dinamarquês bater em cima do risco quem o quisesse confrontar. E quem o quis confrontar foi precisamente Wout van Aert, o tal que esta temporada está amaldiçoado, dizem.

Ora, este ciclista conseguiu posicionar-se perfeitamente e aguentar a roda do conjunto da Lidl-Trek. Fez tudo certo, faltou depois a tal “nesga” para superar o seu adversário direto neste momento específico da 1ª etapa da Volta a Itália 2025.

Esse adversário foi ontem o melhor velocista da Lidl-Trek, talvez, apoiado de forma soberba pela sua equipa, “levado ao colo”. Mas, se alguém duvida do quão afincadamente se prepara Mads Pedersen, que veja o documentário que está no Max e passa na Eurosport. Vitória natural, lógica.

PUB
Equipamentos GSG

Então, será que se pode pedir mais a Wout van Aert, quando uma Visma Lease a Bike parece não estar lá para o trabalho? Imagine-se que van Aert repete o que fez nesta 1ª etapa em todas as etapas com final previsto ao sprint…

PUB
Cube Stereo ONE

Um esforço desta ordem nos últimos 20/15 km, para se manter na roda do “comboio” das equipas mais fortes, sozinho, sem apoio, irá acumular ao longo dos dias e desgastar o belga. E depois falar-se-á de novo da “maldição” de van Aert…

Mas ele está lá para mostrar o que vale, como se fosse mesmo preciso, e está preparado para dar espetáculo ao longo destas três semanas. Temos a certeza disso.

Maldição, a sério? O que van Aert faz é sobrehumano e característico de um ciclista (muito) acima da média. Haja justiça, e essa pode ser feita com algo muito possível de acontecer: chegarmos ao fim do dia de hoje e vermos o belga com a camisola rosa vestida, pois em CR van Aert até se “safa” bem…

Uma nota final para Mikel Landa, pois ninguém merece ter de abandonar logo na 1ª etapa de uma grande volta. Grande foi também o voo por cima da bicicleta que ele fez naquela curva a escassos metros da meta!

PUB
Nova Trek Top Fuel

Mais info:


Crédito imagem principal: página do Giro D’Italia no X:
https://x.com/giroditalia/status/1920904073248686206/photo/1

Também vais gostar destes!